Novo fenômeno de audiência da TV brasileira, a novela "Carrossel", do SBT, está trazendo de volta um público que a TV aberta perdeu para a TV paga e para o videogame. E está fazendo muita gente ligar o televisor.
Nos dois primeiros dias, "Carrossel" quase triplicou a audiência do SBT e tirou décimos de pontos de todas as emissoras abertas, menos da TV Bandeirantes. Mas foi sobre os televisores desligados e sobre os chamados outros aparelhos (OAP) que mais cresceu.
Nas segundas e terças-feiras das duas semanas anteriores à estreia de "Carrossel", o SBT marcava 5,7 pontos no horário da novela infantil. Os dois primeiros capítulos do remake cravaram 13,7 pontos de média na Grande São Paulo - onde cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios.
A TV Globo, nesse comparativo, perdeu meio ponto. A TV Record caiu 0,9 ponto e a Rede TV!, 0,8. A Bandeirantes manteve a mesma audiência.
Já o crescimento sobre os outros aparelhos e televisores desligados foi bem maior. Dos outros aparelhos (videogames, principalmente), "Carrossel" tirou 1,2 ponto. E aumentou o número de TVs ligadas em quatro pontos, de 62% para 66%.
Ou seja, metade da audiência conquistada por "Carrossel" veio de um público que não estava com televisor ligado na faixa das 20h30min.
Dos chamados outros canais (OCN), "Carrossel" tirou apenas meio ponto. Mas isso não quer dizer que a novela cresceu meio ponto sobre canais pagos.
Na medição de TV aberta do Ibope, a sigla OCN (de outros canais) não se refere a canais pagos. Há canais pagos entre eles, mas também canais abertos pequenos, como os UHF de baixa potência, e até canais de circuitos internos de segurança.
O SBT está fazendo nesta semana pesquisa para avaliar o comportamento da audiência da novela.
Sondagens preliminares apontam que crianças que antes assistiam a canais por assinatura agora estão sintonizando a novela. Mas somente a medição de audiência de TV paga, que é composta por amostragem diferente da aberta, poderá confirmar com precisão o impacto de "Carrossel" sobre os canais infantis.
0 comentários:
Postar um comentário