A disputa pelos direitos de transmissão dos campeonatos brasileiros de 2012, 2013 e 2014 virou uma guerra entre emissoras, especificamente a TV Globo e a TV Record. Ambas têm usado lobby pesado e feito lances nos bastidores das negociações com o Clube dos 13. O Clube, por sua vez, está rachado entre duas facções, conforme Ooops! antecipou em janeiro.
De um lado está o São Paulo, que decidiu apoiar a Record. Do outro, o Corinthians, velho parceiro da Globo. No meio da guerra está o edital que o Clube dos 13 deveria lançar esta semana, apontando os critérios para que as TVs façam seus lances sobre os direitos exclusivos da transmissão. Isso a partir do ano que vem. Este ano o Brasileiro ainda é da Globo.
De acordo com decisão do Cade, no ano passado, a Globo perdeu as regalias e vantagens que tinha em contrato com o Clube dos 13. Por anos a emissora teve o monopólio do futebol graças a essas vantagens. Com a decisão do Cade, todos as TVs abertas e fechadas passaram a ter direitos iguais ao fazer lances. Este ano, pela primeira vez, a Globo terá uma rival de fato. É a Record que, correm rumores, ofereceria até R$ 1,3 bilhão pela exclusividade dos campeonatos de 2012 a 2014, ano da Copa. A Record não comenta valores.
Segundo Ooops! apurou, o Clube dos 13 pediria R$ 1,5 bilhão pelos direitos exclusivos, mas a ameaça de o Corinthians deixar a "instituição" freou a elaboração do edital. Se sair do Clube dos 13 o Corinthians pode negociar os direitos de seus jogos, individualmente até, com outras emissoras.
A guerra Record-Globo envolveu até a disputa pelo camarote do Morumbi, onde por anos a Globo levou seus convidados em jogos. Na hora de renovar, segundo Ooops! apurou, o São Paulo teria dificultado as coisas para a Globo, que então abriu mão do espaço. A Record o comprou imediatamente após.
Nenhum comentário:
Postar um comentário