Nos últimos anos, é provável que o internauta que gosta de saber sobre os bastidores da TV brasileira já tenha se deparado com a seguinte afirmação, em textos sobre a audiência dos programas. "Programa da fulana de tal marcou ontem 10 pontos de média de ibope e conquistou a vice-liderança.
Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.
Pois a última frase mudou desde a semana passada, quando o instituto Ibope anunciou oficialmente que alterou o cálculo do índice de audiência, devido a mudanças no cálculo populacional.
Ou seja, a partir de agora cada ponto de ibope não vale mais por 60 mil domicílios sintonizados, mas por 58 mil. Parece pouco, um índice cerca de 3,5% menor que o anterior. Mas há um reflexo imediato em agências de publicidade e empresas anunciantes.
Isso porque o índice de ibope tem relação direta com o índice populacional na grande cidade (SP). Como esse índice mostra que houve redução / fuga de população em 2009, o ponto passa a valer menos, e por sua vez menos pessoas estão diante das TVs.
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