Versão 1 - Felizes para sempre
Luiza se casará com Laerte usando o vestido de noiva que a mãe vestiu 20 anos antes, para subir ao altar com o mesmo Laerte, então interpretado por Guilherme Leicam. Depois de casada, preocupada por não conseguir engravidar, Luiza vai ao médico e descobre que é estéril. Helena a consola, diz que ela pode adotar uma criança. Mas Luiza tem uma ideia radical: ela quer o útero de Helena, que reluta e sofre, mas concorda em engravidar por inseminação artificial.
A Helena de Julia Lemmertz repete assim os gestos das Helenas de Regina Duarte ("Por Amor", 1997) e Vera Fischer ("Laços de Família", 2000). A primeira trocou na maternidade o próprio filho pelo da filha, natimorto. A segunda teve um filho para salvar a filha leucêmica com um transplante de medula óssea.
Passam-se nove meses e nascem gêmeos de Laerte e Helena: João Victor e Quinzinho. Novamente, Manoel Carlos faz autorreferência. Ele homenageia Lilian Lemmertz, mãe de Júlia e intérprete de sua primeira Helena, em "Baila Comigo" (1980). João Victor e Quinzinho eram os gêmeos vividos então por Tony Ramos, filhos da Helena de Lilian Lemmertz.
Nessa versão, todos são felizes para sempre. Luiza termina com Laerte e Helena, com Virgílio.
Versão 2 - Fênix, o amor renasce
Manoel Carlos também tem na manga um final "alternativo e dramático". Nele, um mês depois do nascimento dos gêmeos, Luiza viaja a trabalho. Laerte iria com ela, mas um imprevisto de última hora muda a história. Luiza viaja acompanhada do pai, Virgílio, e os dois morrem em um acidente de carro ou avião.
Como no mito da Fênix, o amor de Helena e Laerte renasce. Eles irão cuidar dos gêmeos e reviver um grande sentimento. Na última cena, eles aparecem balançando as duas crianças em um berço. Laerte segura a corrente com o medalhão da Fênix que deu a Helena no primeiro capítulo.
FIM.
A versão número um na minha opinião é a mais bonita para um final de novela. Mas torço para que autor mude alguma coisa, pois fica totalmente sem graça quando vem alguém vem e revela sinopses. é igual ver um filme inédito já sabendo o final porque alguém já contou.
Estou publicando uma nota do Daniel Castro, mas se eu tivesse a informação exclusiva dessa sinopse, não divulgaria por respeito ao público que está assistindo a novela, que são milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário