A TV aberta sempre perde público com a chegada do horário eleitoral gratuito. Mas o "Jornal Nacional" (Globo) está sendo muito prejudicado no período e já viu 20% de sua audiência ir embora.
Realocado para mais cedo na grade de programação da TV Globo, para dar espaço à propaganda política, o "JN" sofre com a migração de público para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha infantil "Carrossel" (SBT).
A média do "JN" de janeiro a agosto deste ano, indo ao ar na faixa a partir das 20h30min, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.
Com início do horário eleitoral, o noticiário passou a ir ao ar às 20h. Sua média de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) ao dia 13 de setembro é de 24,3 pontos. Uma queda de seis pontos de audiência.
O ibope do jornalístico chega a ser menor que o do próprio horário político na Globo. A propaganda eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13.
"Carrossel" parece ter sentido menos o baque da propaganda política no ibope.
A novela caiu de média de 13,5 para a casa dos 12 pontos nos últimos dias.
Procurada, a Globo diz que "Carrossel" também perdeu público com o horário eleitoral: cerca de 13%.
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