Pages - Menu

Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Maioria vota a favor de casamento gay, mas julgamento no STJ é adiado

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXbLCtBOIIRefcYPP_6p5ARs-WeYTozelUxS4ZB4ApH2wpM3KjsE8-2pYGofsn_s59enOtJlBOXWTFIYWGPBhhCoq5U569yLHkfd7GcI8FJ8Jc5lVdvClfA81wYY-7xnBb8013TFXN5ug/s320/imgCrop.php.jpeg
Quatro dos cinco ministros da quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram, em julgamento nesta quinta-feira (20), a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. 
O julgamento, porém, foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, o último a votar. Ainda não há data para a retomada do julgamento. Enquanto o julgamento não terminar, os ministros ainda podem mudar seus votos. 
A ação para validar o casamento é movida por um casal de gaúchas, que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar o estado civil. A identidade de ambas não pode ser revelada porque o processo tramita em segredo de Justiça. 
O casal entrou com o pedido de casamento civil antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal, em maio deste ano, que equiparou a relação homoafetiva à união estável. 
Elas pediram em cartório o registro do casamento e, diante da recusa, resolveram entrar na Justiça. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, contudo, julgou improcedente a ação, o que levou as gaúchas a recorrerem ao STJ. 
Ao reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo, em maio deste ano, o STF deixou em aberto a possibilidade de casamento, o que provocou decisões desencontradas pelos juízes de primeira instância.
Há diferenças, porém, entre as duas entidades. A união estável acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal, já o casamento civil é um contrato jurídico-formal estabelecido entre suas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário