Para o que a Rede Globo quer de audiência para uma novela das sete, de repente a novela realmente não foi bem, mas no contexto geral da audiência atual na tv brasileira, a novela foi muito bem.
O que dirá então da novela das novela "Passione"? A imprensa tem que entender que a metodologia de audiência hoje em dia é outra e que a tv aberta tem concorrência de outras formas de entretenimento, como a tv paga, DVDs, vídeo games, parabólicas, cinema, shows aos montes e a concorrência entre as próprias emissoras de tv. Nos dias de hoje, o brasileiro não está mais acostumado a ficar em frente a tv como ficava no passado. Hoje se tem mais opção de fazer outras coisas.
"Passione" dificilmente chega ao patamar dos 35 pontos todos os dias da semana. E olha que a novela é super elogiada pels críticos e em nenhum momento se vê ou se afere que a audiência perdida da novela foi para programas da concorrência. Poucas pessoas trocaram de canal.
Se a das nove está assim, porque a novela das sete não pode ficar na média na casa dos 25 pontos?
"Tempos Modernos" foi uma novela que tentou ousar numa nova linguagem em novelas. E a Globo pode se dar ao luxo de tentar testar uma coisa aqui e ali.
Pergunto a vocês: qual programa da concorrência consegue chegar aos índices de "Tempos Modernos"? Muito mal chegam na casa dos 14 pontos.
E as novelas das concorrentes da Globo? No geral, mal chegam aos 13 de média. O padrão e a meta da Globo nos dias de hoje não podem mais serem equiparados ou comparados ao passado.
Para todos os efeitos, a Globo tem que levantar a mão para o céu e agradecer pelos 22 a 25 pontos de média que "Tempos Modernos" deu. Tudo bem que "Caras & Bocas" deu mais que 35 pontos e que "Ti Ti Ti" dê mais do que os 25 pontos de média que "Tempo Modernos" deu, mas não se pode esperar que nessa nova novela, a Globo dê os mesmos altos índices da primeira vez que ela foi exibida. São outros tempos.
Ricardo Sandes (criador e editor do blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário