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sexta-feira, 12 de junho de 2009

Faturamento do SBT para de cair após 3 anos


Pela primeira vez desde 2005, o SBT de São Paulo registrou crescimento em suas receitas brutas. A emissora faturou em 2008 R$ 607.955 milhões, um aumento de 0,15% sobre 2007 (R$ 607.044 milhões). A alta é irrisória, mas simboliza o fim de uma sequência de quedas, provocadas pela perda de audiência para a Record. Em 2005, o SBT arrecadava 7,3% (R$ 652.497 milhões) a mais do que no ano passado.
O SBT só parou de cair no faturamento bruto. Quando descontadas as publicidades de empresas do Grupo Silvio Santos, impostos sobre vendas, comissões e cancelamentos, a emissora continua em queda. O lucro operacional, entretanto, foi de R$ 19,3 milhões, 14,2% a mais do que em 2007.
No balanço, o SBT calcula que o mercado de TV aberta cresceu 12% em 2008, o que atribui à Olimpíada de Pequim, eleições municipais e bom desempenho da economia até o terceiro trimestre. Informa que a decisão de reexibir "Pantanal", da extinta Manchete, foi fundamental. "Esta ação se mostrou acertada, pois crescemos tanto em nossa participação de audiência como em faturamento", afirma o relatório.
Para 2009, o balanço do SBT coloca uma perspectiva de "otimismo moderado". "Para 2009, o SBT tem como proposta padronizar a sua grade com um leque de programas voltados para a família brasileira, que tenham um ar de modernidade e jovialidade", diz o documento.

Fonte: Ilustrada - Folha de S. Paulo

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