O ponto de partida do autor para dar corpo ao roteiro de "Escrava Mãe foi a famosa obra literária de Bernardo Guimarães, "A Escrava Isaura".
"A Record já tinha uma vontade de fazer essa história sobre a vida da mãe da Isaura porque ela existe no livro. A Juliana está lá", contou Reiz em coletiva de imprensa da novela.
Juliana é filha de Luena (interpretada pela ex-Globeleza Nayara Justino), e fruto de um estupro. Durante viagem no navio negreiro que trouxe africanos para o Brasil, Luena foi estuprada pelo traficante de escravos Osório (Jayme Periard). Dá medo só de olhar para ele.
Ao chegar ao país, Luena consegue escapar e tem o bebê. Mas Juliana acaba virando escrava da família de Custódio (Antonio Petrin). A menina foi criada com as filhas do coronel e virou mucama de Teresa (Roberta Gualda) e perseguida de Maria Isabel (Thais Fersoza), que a odeia.
Gabriela Moreyra, na pele da protagonista, promete emocionar a todos com a luta de sua personagem pela liberdade e para viver ao lado de seu amor, o português Miguel (Pedro Carvalho).
As sacadas de humor no folhetim ficam por conta dos contrastes de costumes (europeus e brasileiros) da época, encabeçadas pela personagem de Jussara Freire, a megera Urraca de Góis Almeida.
A diversão também aparece nas cenas da turma da cafetina Rosalinda Pavão (Luíza Tomé).
Filmada em 4K, com produção da Casablanca, "Escrava Mãe" teve gravações no Polo Cinematográfico de Paulínia, e em uma fazenda em Santa Gertrudes, no interior de São Paulo. A direção é de Ivan Zettel.
O primeiro capítulo da novela tem acabamento de cinema e conta com o uso de computação gráfica para recriar cenários como o do navio negreiro. A iluminação também tem um cuidado especial, que pode ser notado nas cenas da senzala.
"O fato da novela já estar toda gravada facilita a edição, que pode ser detalhista, cuidadosa com cada cena", conta Arlette Siaretta, proprietária da Casablanca. "E mesmo que o Brasil não tenha transmissões em 4K, a captação de imagens com essa tecnologia já proporciona uma nitidez incrível. Sem contar que facilita a venda da novela no mercado internacional."
Nenhum comentário:
Postar um comentário