Para
o SBT, digital e TV aberta se complementam. Há quatro anos, a emissora
disponibiliza em seu canal do YouTube toda a programação exibida
inicialmente na tela tradicional. “Tudo o que vai ar hoje está livre, no
dia seguinte, para ser visto conforme a necessidade de horário do
usuário”, explica Rodrigo Marti, novo diretor de multiplataforma do SBT.
De
acordo com Marti, a estratégia tem sido um sucesso. Segundo a emissora,
o SBT é o maior parceiro brasileiro do YouTube e tem 18% de toda a
audiência da plataforma de vídeo no Brasil. São 580 milhões de
videoviewers por mês. “Toda a nossa força de venda está orientada para a
multiplataforma. A gente busca alcançar a audiência em todos os pontos
de contato possível”, conta Marti.
Além
do canal no YouTube, a programação do SBT também está disponível em um
aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente. “Já tivemos mais de 8
milhões de downloads e hoje são 1,9 milhão de pessoas ativas”, afirma o
executivo. A emissora ainda mantém o site SBT Kids, em que as crianças
têm acesso a conteúdo exclusivo, além da programação da TV aberta. “Cada
vez mais, vamos investir em conteúdos que têm algum componente
exclusivo para o digital. Na novela Carinha de Anjo, por exemplo, vai
ter uma blogueira que terá vida real e na ficção”, diz Marti.
Uma
pesquisa realizada pela emissora mostrou que para o público mais jovem o
hábito de consumo de mídia é diferente. “30% da audiência de 10 a 25
anos está no digital. Esse público não assiste TV aberta. Eles consomem o
conteúdo de outra forma. São outros hábitos”, afirma Marti.
O
SBT entendeu que uma audiência não canibaliza a outra. Diferentemente
disso, elas se complementam. “O comportamento das pessoas no mundo
digital é diferente do que ocorre em relação à tela grande. A gente tem
percebido que, se temos dez pontos na telona, somamos mais dois ou três
pontos com a audiências por celular, tablet e computador.
A
diretoria de multiplataforma foi criada recentemente para reunir sob um
mesmo guarda-chuva as áreas de licenciamento, cinema, música e
internacional. Uma das novidades para 2016 é aumentar a presença fora do
Brasil. Além dos conteúdos vendidos a TVs abertas e fechadas, o SBT
garantirá presença mais forte em outros países. “Estamos criando um
canal internacional que será transmitido para Estados Unidos, Europa e
África, a partir do segundo semestre”, conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário