Já gostava de Rodrigo Santoro no cinema. Mas ver Carol Castro (foto), sempre tão dispensável, num papel dramático, como uma Gal Costa tropicalista e enfurecida, me saltou aos olhos. Sim, podemos produzir algo de tal força, tamanho e beleza cênica na TV. Ufa! E ver Tarcísio Meira no papel de um personagem de Gabriel García Márquez, como o patriarca de Macondo, a cidade imaginária do colombiano ganhador do Nobel de Literatura (1982) foi demais. Um Tarcísio Meira em terno de linho branco e amassado, na pele de um coronel do velho Brasil rural, com um frango no braço esquerdo, balbuciando (e morrendo espetacularmente, como um dom Corleone), foi a nota clássica dessa produção que há de nos resgatar. A todos nós, que dedicamos a vida à telinha.
Note-se: o trabalho com as lentes, nas paisagens impressionantes do "Velho Chico", o chamado rio da integração nacional, que corta cinco Estados do país; o plano corretíssimo nos closes, nas tomadas em formato do cinema americano (meia tela); o vazar da luz nos contraplanos e nos travellings, quando a câmera escorre lentamente sobre a imagem. Tudo isso me encheu de uma alegria sessentista. Afinal, podemos escapar à porcaria habitual das novelas dentro de estúdios refrigerados. No caso, dava até para ver o suor natural, tropical, brasileiro.
Tomara que essa peça (e digo peça na ausência de uma palavra mais definitiva) continue ao longo dos demais capítulos. E que a emissora tenha juízo suficiente para não arrastar a trama por centenas de episódios inúteis na forma e no conteúdo, atendo-se ao presente que nos dá com o "Velho Chico". A produção, que envolve um número inacreditável de profissionais (técnicos, atores, figurantes, o pessoal da retaguarda, o autor, etc.) e um custo astronômico, deve ser considerada como uma joia rara. Algo que a Globo não fazia há tempos. Que reflete o seu padrão de qualidade, sempre à frente dos concorrentes. Mas que pode se perder na luta insana pelos números da audiência.
Por favor, diretores platinados, uma vez que seja, pensem no cara diante da telinha. Nós, o público. Merecemos uma obra dessa qualidade. Estamos esperando por isso. Estamos cansados da trama barata, das favelas cenográficas que não existem, dos amores vulgares. Queremos justamente o que vocês nos ofereceram no primeiro capítulo de o "Velho Chico". Um Brasil de verdade. Ambientado em um tempo atemporal (e já esquecido), quando nos debatíamos entre dois brasis: um moderno querendo acordar e outro feudal, resquício do colonialismo e da escravidão, coisa que durou séculos na terra tupiniquim.
Uma vez que seja, nos concedam esse raro prazer!
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