Segundo fonte da emissora, cerca de 22 pessoas da área já foram dispensadas, e outras devem sair até o final do mês. A área mais atingida foi a de vendas. Nos corredores do setor dizem que o departamento comercial do canal nunca sofreu "uma limpa" dessas.
Internamente ficou claro que os profissionais mais antigos são os maiores alvos dos cortes. A emissora também vem priorizando em todas as áreas aqueles profissionais que dominam internet e redes sociais, com projetos e ideias para convergência de plataformas.
A reestruturação também vem atingindo as secretárias das emissoras e as telefonistas. O jornalismo da Globo, que tinha um grupo de telefonistas só para o setor, perdeu esse time. Elas eram importantes na recepção de ligações de espectadores que davam sugestões e queriam fazer denúncias ao jornalismo do canal.
Procurada, a Globo confirma que houve demissões, mas diz que a sua área de Negócios vem se reorganizando desde que foi definida a nova estrutura organizacional da empresa, há três anos, quando o Carlos Henrique Schroder assumiu a direção geral da emissora.
O canal explica que o fato de atuar cada vez mais multiplataforma tem exigido de todas as áreas da emissora novos modelos de operação e de gestão. E isso tem pautado os ajustes.
A emissora diz que na área comercial menos de 22 pessoas foram demitidas, e que houve substituições e a contratação de 11 novos trainees para as equipes de vendas.
Nas outras redes, a contenção de despesas e readequação de equipes e verbas também tem acontecido. Record, SBT e Bandeirantes passaram por cortes recentemente.
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