Pages - Menu

Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Em 13 anos, TV Globo perde 41% e SBT, 22%. TV Record cresce 357%

Um gráfico produzido pela Rede Record para uso interno traça um panorama da audiências das redes de TV na Grande São Paulo entre 1993 e 2015 (até domingo, 27/12/2015). No quadro, montado com base nos números do Ibope (agora chamado Kantar Ibope), as emissoras aparecem da seguinte forma no período, considerando a programação diária, entre 7h e 0h:

TV Globo: 23.5 pontos (1993) e 13,8 pontos (2015): 41% de queda.
TV Record: 1.5 pontos (1993) e 6.2 pontos (2015): 357% de crescimento.
SBT: 8.0 pontos (1993) e 6.2 pontos (2015): queda de 22%.
TV Bandeirantes: 2.8 pontos (1993) e 2.2 pontos (2015).
TV Manchete: 1.5 pontos (1993) e, já como Rede TV!, 0.8 ponto (2015).  

A Record fecha o ano com metade da audiência da Globo, mas ostenta o percentual de crescimento. Usa o calendário de 1993 como referência porque é o primeiro ano fechado da medição de audiência por people meter, aparelho que capta dados em tempo real - ainda que a mostra do painel fosse bem menor.
Convém resgatar, no entanto, que em 1993, a Record ainda estava no fundo do poço que motivou sua troca de mãos três anos antes, das famílias Machado de Carvalho e Abravanel, para as mãos de Edir Macedo, líder da igreja Universal do Reino de Deus. Da mesma forma, não se pode negar que 2015 foi um ano e tanto para a emissora, graças a novela "Os Dez Mandamentos" e à estratégia que favoreceu também o "Jornal da Record", além da injeção de ânimo trazido por Xuxa, que em seu primeiro ano na emissora do bispo Macedo, ficou com em terceiro lugar na audiência.
Em tempo: 1 ponto de audiência na região metropolitana de São Paulo vale 40.000 domicílios em 1993. Em 2015, 1 ponto vale 67.000 lares.





Nenhum comentário:

Postar um comentário