Solano retornará como um vilão de época, em uma novela sobre a vida desgraçada da filha de Tiradentes (1746-1792), mártir da Inconfidência Mineira. Em 2016, pelo segundo ano consecutivo, a Globo apostará em uma trama original na faixa das 23h, assim como "Verdades Secretas". E lançará uma nova autora: Marcia Prates, colaboradora de novelas de João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva. Na trama, Solano terá Mariana Ximenes como colega de vilanias. Caio Blat e Sheron Menezes também terão papéis de destaque. Andreia Horta será a protagonista. A direção caberá a Vinicius Coimbra.
A novela será baseada no livro Joaquina - Filha de Tiradentes, lançado em 1987 por Maria José de Queiroz. A história se passa após o enforcamento do dentista Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da conspiração para tornar a província de Minas Gerais uma república independente de Portugal.
Joaquina era filha bastarda de Tiradentes e teve sua vida arruinada pela trajetória do pai. Sentia-se inferior e indigna, envergonhada pelo crime de "lesa-majestade" do futuro herói nacional. O romance de Maria José de Queiroz narra duas grandes viagens de Joaquina. Na primeira, ela vai com a mãe para o norte, fugindo do ambiente hostil da condenação de Tiradentes. Dez anos depois, retorna a Minas Gerais. Nessa viagem, conhece o único homem que a amou, José Afonso, mas o rejeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário