Pages - Menu

Páginas

domingo, 5 de abril de 2015

Galvão Bueno lança livro e revela o maior mico da carreira; saiba qual

O narrador Galvão Bueno (foto) reuniu seus 40 anos de carreira nas transmissões esportivas no livro Fala, Galvão!, a ser lançado na próxima terça (7), em São Paulo. Na biografia, escrita por ele e o jornalista Ingo Ostrovsky, o locutor esportivo relembra o início no rádio, a ida para a Rede Globo, a paixão pelo automobilismo e os 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil. Ele também conta seu maior mico, quando narrou um jogo errado de Copa do Mundo.
Em 1974, no Mundial da Alemanha, Galvão Bueno estava na TV Gazeta e foi escalado para transmitir o jogo entre Bulgária e Suécia. O jovem locutor, entretanto, se confundiu e narrou, sem perceber, Alemanha Oriental x Austrália.
"Em determinado momento, lá pelos 15 minutos do primeiro tempo, a Suécia foi ao ataque, Simonsen chutou em gol e a bola saiu pela linha de fundo. 'Tiro de meta para a Bulgária.' Quando eu disse isso, a câmera deu um close no placar e apareceu: Alemanha Oriental 0 x 0 Austrália. O jogo era outro!", relembra Galvão.
O locutor ficou impressionado com o erro, mas não o corrigiu no ar e seguiu o jogo como se nada tivesse acontecido. "Olhei para os lados, meus colegas estavam tão surpresos quanto eu. Comecei a narrar 'Tiro de meta para a Alemanha Oriental', e fomos em frente. Austrália de amarelo, Alemanha Oriental de branco", recorda.
O livro tem o prefácio do ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno, eventualmente convidado pela Globo para participar das transmissões de jogos da seleção brasileira ao lado de Galvão Bueno.
Atleta na infância e adolescência, Galvão Bueno começou a carreira no jornalismo esportivo em 1974, aos 24 anos, após participar de um concurso da rádio Gazeta. Em 1981, mudou-se para a Globo e virou o narrador número um da emissora em Copas a partir de 1990, na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário