A Record mostrou imagens do acervo da Globo em vários momentos. Já no primeiro minuto apareceram alguns segundos do "Xou da Xuxa". Na metade do "documentário" sobre o "momento histórico da televisão brasileira", como a Record classificou a contratação da apresentadora, o "Domingo Espetacular" exibiu quase três minutos ininterruptos de material produzido pela Globo.
As imagens não apenas pontuaram momentos importantes da carreira de Xuxa, mas também da vida pessoal. O anúncio da gravidez da apresentadora, em 1997, feito no "Domingão do Faustão", integrou a longa reportagem. Até para ilustrar o namoro de Xuxa com o cantor e ator Junno Andrade a Record recorreu ao arquivo da Globo, em edição do "TV Xuxa" de 2013.
A marca d'água da Globo e o logotipo do canal Viva (com Xuxa no "Globo de Ouro") surgiram em várias ocasiões. Em algumas delas, com a logomarca da Record em primeiro plano. Em nenhum momento, no entanto, foi dado crédito à rede adversária. A seus telespectadores, a Record "informou" que as imagens eram de "acervo pessoal".
Os advogados da Globo avaliam se vale a pena processar a Record. Consideram a força de possíveis estratégias de defesa da rede de Edir Macedo nos tribunais, como o argumento de que o material foi cedido por Xuxa, e não copiado ilegalmente na internet. Outro eventual argumento, que está sendo levado em consideração, é o de uso jornalístico das imagens.
Embora a queixa de que a Record se apropria de suas imagens não seja nova, a Globo só irá processar a concorrente se avaliar que tem chances reais de vitória.
Procurada, a Globo não se manifestou oficialmente. O departamento de comunicação da Record não fala com o Notícias da TV.
Audiência
Apesar do longo material sobre Xuxa, a audiência do "Domingo Espetacular" não cresceu expressivamente. O programa marcou média de 12,1 pontos na Grande São Paulo, menos do que os 12,8 da edição anterior. Foi o segundo melhor ibope do ano. No próximo final de semana, Xuxa voltará ao cartaz no "Domingo Espetacular".
Nenhum comentário:
Postar um comentário