No tempo do regime militar, com censura considerada dura, a novela "Mulheres de Areia", de Ivani Ribeiro, produzida pela TV Tupi, recebeu classificação livre.
Nos tempos atuais, ditos liberais, a mesma novela "Mulheres de Areia", na versão produzida pela TV Globo, foi reclassificada no meio da sua exibição para 12 anos "por conter cenas de violência". "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, acabou como um caso ainda pior, passando de 12 para 14.
Hoje, programas como "Viva o Gordo" e "Chico City" (fot acima de Jô soares com Chico Anysio), de acordo com os critérios agora estabelecidos, seriam considerados politicamente incorretos e, com toda a certeza, sofreriam sanções muito sérias.
O próprio Antonio Fagundes, que também tem a experiência desses dois momentos, em recente entrevista disse que hoje temos censura que não tivemos na ditadura. Antes, o falecido José Wilker, já tinha se revoltado contra isso.
Num país com tantos e tantos problemas, este é mais um, só que tão importante quanto os demais. É a educação e a cultura de um povo que estão em jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário