Cada um dos onze eleitores recebeu oito visitas de equipes da Rede Globo, uma média de duas por ano – um esforço jornalístico, até onde eu sei, inédito no Brasil.
Os repórteres tentaram mostrar como as preocupações que os eleitores tinham em 2010, expostas nas perguntas que fizeram, se refletiram em suas vidas e nas de suas famílias nos anos seguintes.
Para surpresa de muita gente, inclusive dentro da Globo, o resultado da ação não foi visto no “Jornal Nacional”, no “Globo Repórter” ou em um programa especial da emissora. O projeto resultou em uma série na GloboNews, chamada “Retratos Brasileiros”, exibida em julho deste ano.
A Globo afirma que, desde o início, não havia certeza sobre o destino do projeto. Ao longo do tempo, concluiu-se que não caberia em nenhum programa existente. Teria havido dúvida se deveria ser exibido na própria Globo ou na GloboNews, até que decidiu-se pelo canal pago.
O fato é que “Retratos Brasileiros”, um dos maiores investimentos jornalísticos da Globo nos últimos tempos, teve muito pouca repercussão. E não será repetido este ano.
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