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terça-feira, 14 de outubro de 2014

Madrugada tem valor comercial, peso na audiência e é fundamental na estratégia de programação

A madrugada já não é mais uma região escura na grade de programação das emissoras de TV. Com público qualificado, o horário abandonado por muitos tem garantido boas ações comerciais e recebido mais investimentos das redes Globo (foto acima de Jô Soares), SBT e os canais por assinatura. Para uma parcela significativa do mercado publicitário, o horário nobre já pode ser estendido até às 02h porque muitas pessoas chegam tarde em casa após a faculdade e reservam algum tempo para assistir o que a TV oferece. Eles acreditam também que há muita gente que acorda cedo porque tem que entrar no trabalho no início da manhã e quer informação para programar o seu dia.
Não é por menos que a Globo resolveu criar um telejornal com uma hora de duração para ser exibido a partir das 05h para toda a rede. Os executivos da emissora entendem que, se o público vier aquecido, os telejornais locais e o “Bom Dia Brasil” marcarão mais audiência porque será mais fácil evitar a fuga de telespectador. Dados obtidos pelo “Parabólica JP” mostram que em janeiro de 2014, das 05h às 06h, a Globo marcou 2.8 de média, seguida pelo SBT com 2.4 e os OCNs com 2.0 pontos. A Rede TV (0.2), TV Bandeirantes (0.3) e a TV Record (0.6) praticamente não investiram na faixa. Em fevereiro, o SBT saltou para 3.4 de média e a Globo recuou para 2.7, mantendo a vice-liderança até o momento. O problema é que em setembro a emissora ficou 0.7 abaixo do SBT, que exibia um telejornal gravado.
É essa dupla pressão de quem chega mais tarde e quem sai mais cedo que fará uma grande transformação na grade da madrugada e obrigará as grandes redes a investirem em programação e abandonarem definitivamente as atrações religiosas. Para o mercado publicitário já foi a época em que a televisão existia apenas das 06h às 23h59, com alguns insistindo para o dia começar uma hora mais tarde. Hoje em dia, quem sair mais tarde vai perder o bonde.



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