Os resultados de 2013 refletem a opinião de 888 profissionais do mercado publicitário, que responderam a um questionário online. Os participantes avaliaram os veículos em seis atributos: conteúdo editorial ou de programação, atendimento comercial, credibilidade, eficácia, inovação e ética. Anteriormente, eram pesquisados nove atributos. A mudança foi implementada para facilitar a participação dos entrevistados.
As alterações não permitem que se faça uma comparação automática com os resultados de 2013, embora apontem na mesma linha “Os resultados atuais estão em linha com a série histórica”, explica Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding.
Um dos destaques desta rodada é a Globo, que ampliou ainda mais a distância entre seus concorrentes e registra o maior IPM de todos os veículos pesquisados (veja tabela abaixo).
Outro destaque é no meio internet, com a ascensão do Twitter ao quarto lugar e a confirmação de Facebook e YouTube na segunda e terceira posições. Os três foram incluídos pela primeira vez em 2012 na lista dos veículos pesquisados e já estrearam no topo, deixando para trás players tradicionais como UOL, Terra, Globo.com, MSN e Yahoo.
Leia a íntegra desta matéria na edição 1588, de 02 de dezembro, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário