Para Wagner Belmonte, jornalista e professor de jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), um programa jornalístico não deve ser usado para o entretenimento. "Papai Noel não é fonte. A atividade jornalística, pelo compromisso público que ela embute, não pode brincar com questões que não sejam reais", indigna-se.
No Twitter, vários internautas lamentaram a ideia da TV Cultura de convidar o "bom velhinho" para o centro do programa jornalístico, e publicaram tweets com a sigla "R.I.P." (sigla em inglês para "descanse em paz").
"E o 'Roda Viva' entrevistando o Papai Noel... R.I.P. jornalismo!", critica @elderc.
Outros usuários, entretanto, aprovaram o especial com o Papai Noel. "Essa do Roda Viva especial com o Papai Noel é uma das raras ideias fáceis e divertidas que a TV brasileira tem", opina @micaelsilva.
Apresentador do "Roda Viva" com o Papai Noel, o ator Fabiano Augusto defende o programa especial, que não terá a seriedade do "Roda Viva" tradicional. "Não é um programa jornalístico. O espaço físico foi emprestado por ser uma sabatina, mas não é o 'Roda Viva' que a gente conhece. Achei genial a ideia", afirma Augusto.
Belmonte desaprova o uso indevido do nome e do cenário do "Roda Viva". "[Se não é um programa jornalístico,] Que não usassem o nome e não fizessem essa associação".
Na visão do professor de jornalismo da USP (Universidade de São Paulo), Eugênio Bucci, o uso de tais personagens é um recurso que um produto jornalístico pode usar. "Quando fui editor-sênior da revista Playboy, de 1991 a 1994, entrevistei o Papai Noel. Era uma peça fictícia, humorística. Mas entendo que é polêmico", declara Bucci.
De jornalismo, o "Roda Viva" de Natal não terá nada. Será totalmente fictício. Segundo texto divulgado pela própria emissora, no "especial", o Papai Noel " contará detalhes de sua vida no Polo Norte e como é um dia de trabalho na fábrica de brinquedos. Também falará da importância da Mamãe Noel, dos duendes e das peripécias que já passou durante da entrega dos presentes".
O Papai Noel será entrevistado por crianças entre 7 e 11 anos de idade, além dos meninos do programa Cartãozinho Verde: João Braga, Eric Lanfredi, Pedro Crema e Matheus Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário