A audiência em tempo real (real time), aquela minuto a minuto, é um
dos alvos de disputa entre o Ibope e o seu futuro concorrente, o GfK.
O instituto alemão, que vai aferir audiência de TV no país, promete instalar medição em tempo real nas 15 praças onde realizará as suas pesquisas: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O Ibope, por sua vez, possui atualmente a medição em tempo real em oito praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Salvador. O instituto, que pretende expandir o serviço para outras regiões, diz que está negociando com clientes para atender as prioridades.
Com essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o intervalo comercial) em atrações ao vivo.
Vale lembrar que em uma briga judicial com a TV Record, noticiada pela Folha em junho de 2012, o Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real são meramente estimativos e que não devem ser usados pelo contratante na definição de estratégias de programação.
O instituto alemão, que vai aferir audiência de TV no país, promete instalar medição em tempo real nas 15 praças onde realizará as suas pesquisas: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O Ibope, por sua vez, possui atualmente a medição em tempo real em oito praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Salvador. O instituto, que pretende expandir o serviço para outras regiões, diz que está negociando com clientes para atender as prioridades.
Com essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o intervalo comercial) em atrações ao vivo.
Vale lembrar que em uma briga judicial com a TV Record, noticiada pela Folha em junho de 2012, o Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real são meramente estimativos e que não devem ser usados pelo contratante na definição de estratégias de programação.
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