Ibope inicia pesquisa de audiência de TV linear em aparelhos móveis
Agora vai. A tão ensaiada medição de audiência de televisão em aparelhos
móveis no Brasil tem enfim seu ponto de partida acionado na prática. O
Ibope Media está em busca de 2 mil pessoas da região metropolitana de
São Paulo para montar a primeira mostra do gênero e dar início à medição
da audiência de TV em celulares e televisores portáteis. Para compor o
painel desejado, o instituto fará chegar um convite, por meio de
banners, a usuários de celulares com TV digital, propondo a sua
colaboração com a pesquisa nesta etapa de testes. Quem topar poderá
baixar o aplicativo TV Móvel no Google Play e o Ibope passará então a
aferir o consumo do conteúdo televisivo daquela telinha, com promessa de
absoluto sigilo sobre a identidade e os dados do participante. A
iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ibope e a Video
Research, empresa japonesa que desenvolveu a ferramenta, conforme
informou esta coluna em agosto passado. Os primeiros retornos sobre o
monitoramento em questão serão dados a anunciantes, agências e emissoras
no último trimestre de 2013. A soma da audiência móvel com a
audiência da TV fixa é o primeiro passo do Ibope para criar,
futuramente, um saldo balizado de uma plateia que já se divide entre
plataformas diversas - incluindo a TV sob demanda, via sinal de TV ou
streaming, que embora ainda atinja um público muito restrito, tem
crescido aceleradamente como hábito no País. Só o cruzamento de todos
dados permitirá que se estime o real valor a ser pago pelo anunciante
por determinado conteúdo.
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