Francisco: O Papa das Américas, no ar dia 21, às 22h30, conseguiu algumas proezas: entrevistou a irmã do religioso, Maria Elena Bergoglio, falou com amigos e vizinhos dele em Buenos Aires e entrevistou pessoas muito próximas ao pontífice no Vaticano.
Supervisora de produção do Discovery na América Latina, Irune Ariztoy conta que a entrevista com a irmã do papa foi muito "complicada" de se conseguir, porque os Bergoglio se fecharam para a imprensa após a eleição a papa, principalmente por causa das notícias de que o religioso colaborara com a ditadura militar argentina.
Segundo Irune, o documentário mostra como Francisco foi criado, "em uma família na qual nunca faltou nada", porém muito religiosa. A entrevista da irmã ajuda a compreender sua personalidade. Depoimentos de contemporâneos na Companhia de Jesus, em Buenos Aires, abordam suas inquitetudes quando mais jovem.
Francisco: o Papa das Américas também trata da crise da Igreja Católica, que vem perdendo fiéis para as igrejas neopentecostais na América Latina. Identifica como parte do problema a "escassez de sacerdotes" e mostra laicos realizando celebrações dominicais em São Paulo e no México.
Nenhum comentário:
Postar um comentário