Em termos percentuais, abril de 2013 só não foi pior do que outubro de 2009, quando o aumento da base de assinantes foi de 0,88%. Foi também o pior abril desde abril de 2009 (alta de 0,84%).
Em termos absolutos, as operadoras conquistaram em abril 160.402 novos assinantes. Foi o menor crescimento absoluto desde janeiro de 2011. Naquele mês, foram adicionados 155.400 novos clientes, de acordo com a Anatel.
Os dados de abril mostram que o mercado de TV por assinatura nacional continua aquecido, crescendo bem mais do que a média da economia, mas vem perdendo fôlego, um sinal de que as famílias brasileiras, sentindo sinais de crise, estão ficando mais contidas na contratação de serviços.
Em 2010 e 2011, o mercado de TV paga cresceu a taxas mensais superiores a 2%, batendo nos 30% anuais. Desde meados de 2012, no entanto, o ritmo de crescimento vem caindo. A última vez em que cresceu mais de 2% foi em agosto de 2012 (2,16%).
Em alguns meses, a queda ultrapassa os 50% de um ano para outro. Em março do ano passado, por exemplo, o setor conquistou 356 mil novos assinantes. Um ano depois, foram "apenas" 173.386 mil novos clientes, menos da metade.
No acumulado dos quatro primeiros de 2013, a TV paga cresceu 4,82%. A manter esse ritmo, fechará o ano com uma alta em torno de 20%, bem abaixo dos 27% de 2012, embora robusta.
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