Errado.
De acordo com a TV Square, uma rede social brasileira lançada no início deste ano, voltada para a chamada segunda tela (o uso da web enquanto se assiste à TV), a atração mais comentada no Twitter, Facebook e na própria TV Square, durante toda a semana passada, foi o "Programa do Ratinho".
Exibido pelo SBT, o show de Carlos Massa teve mais do que o dobro de menções do que "Salve Jorge". Ficou com 11,42% de todos os comentários sobre TV no Brasil, contra 5,35% da trama de Glória Perez.
Na semana passada, Ratinho entrevistou o pastor e deputado Marcos Feliciano (foto dele acima ao lado de Ratinho) e explorou um "segredo" do anão Marquinhos, da Rede Record.
O "Programa do Ratinho" já vinha superando "Salve Jorge", mas sem tanta distância. Em março, apareceu em segundo lugar, atrás apenas de "Big Brother Brasil". Neste mês, sem o reality show, assumiu a liderança.
A TV Square considera apenas as postagens feitas nas redes sociais durante a exibição do programa, o que explica o fato de o futebol aparecer mal posicionado. As pessoas tuítam sobre o futebol muito mais depois dos jogos.
Em uma só página, a TV Square permite que o usuário acompanhe em tempo real tudo o que se comenta no Facebook e no Twitter sobre um programa que está em exibição. Há também informações sobre a atração e a grade das emissoras. Mais fanáticos podem comprar figurinos de personagens e apresentadores.
Os dados da TV Square mostram que nem sempre repercussão nas redes sociais significa audiência. O "Programa do Ratinho" sequer é o mais visto do SBT. "Carrossel", maior audiência da emissora, aparece em 16° no ranking. E a novela das nove da Globo tem audiência pelo menos quatro vezes superior ao talk show de Ratinho.
"O público das redes sociais é bem diferente do Ibope. Percebo que há um público bem jovem que assiste e comenta clipes do TVZ [Multishow], filme de Justin Bieber e o "Bom Dia & Cia". O pessoal também adora uma novela mexicana: "A Usurpadora" e "Rosalinda" estão sempre bem no ranking", diz Mariana Eva Leis, CEO da TV Square.
Confira o ranking dos programas mais comentados da TV Square na semana de 13 a 19 de abril:
1. Programa do Ratinho (SBT): 11,42%
2. Salve Jorge (Globo): 5,35%
3. TVZ (Multishow): 3,3%
4. Justin Bieber - Never Say Never (filme, Fox): 2,88%
5. Encontro com Fátima Bernardes (Globo): 2,63%
6. Eliana (SBT): 2,28%
7. Revenge (Globo): 1,75%
8. Titanic (filme, Megapix): 1,69%
9. Domingo Legal (SBT): 1,63%
10. A Usurpadora (SBT): 1,6%
11. The Ultimate Fighter Brasil (Globo/Multishow): 1,56%
12. iCarly (Nick): 1,4%
13. Vídeo Show (Globo): 1,38%
14. Rosalinda (SBT): 1,33%
15. Futebol (Globo): 1,3%
16. Carrossel (SBT): 1,29%
17. Bom Dia & Cia (SBT): 1,25%
18. Teste de Fidelidade (Rede TV!): 1,22%
19. Bob Espeonja (Nick): 1,15%
20. Balacobaco (Record): 1,13%
Nenhum comentário:
Postar um comentário