É da safra de 2001 e 2002 o "Sítio do Picapau Amarelo" que a TV Cultura
adquiriu da TV Globo para levar ao ar a partir de 1º de julho. Essa versão
para a TV, em live action, é toda baseada na obra original de Monteiro
Lobato, precedendo outras temporadas, já com episódios criados
especialmente para a TV. Em troca, a Cultura fornecerá à Globo o "Castelo
Rá-Tim-Bum" (foto) e episódios do "Cocoricó", que serão exibidos pelo canal
internacional da emissora, espalhado por Europa, África, Ásia e Estados
Unidos.
"Não houve venda, não há dinheiro envolvido no negócio", explicou ao
Estado o vice-presidente de Conteúdo da Cultura, Eduardo Brandini. "Nós
trocamos minutos de um lado por minutos do outro, na mesma proporção",
completa. O acerto foi feito entre ele e o novo diretor de Programação
da Globo, Amauri Soares, que bem conhece as demandas do assinante da
Globo Internacional - Soares já foi diretor do canal no exterior e
ampliou por outros continentes as edições do Brazilian Day, festa
patrocinada pela Globo que nasceu em Nova York.
Alípio em Angola. De 1994, o "Castelo Ra-Tim-Bum" cedido à Globo tem áudio
original hoje sofrível para os padrões digitais, mas já passou por
remasterização e pode ser submetido a novos filtros de som. A Cultura
também se anima com a chance de levar os produtos licenciados pela
Cultura Marcas - e os itens do "Cocoricó" lideram as vendas - a outros
países. Os programas estarão disponíveis a partir de 1º de julho para a
Globo Internacional, que tem sinais diferentes para Estados Unidos,
África, Ásia e Europa, sendo Portugal um caso à parte.
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