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sábado, 23 de março de 2013

Crise europeia derruba mercado publicitário brasileiro

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O mercado publicitário brasileiro começou 2012 entusiasmado, mas perdeu o ânimo ao longo do segundo semestre.
Como reflexo da crise europeia, anunciantes pisaram no freio dos investimentos em publicidade.
O setor de revistas registrou queda. Os jornais viram seus classificados encolherem 7%. Até mesmo a internet, que vinha crescendo a quase 20% ao ano, apresentou um crescimento tímido, de 4,4%.
Em épocas de crise, os anunciantes tendem a privilegiar veículos de massa, e a televisão aberta cresceu 8,4%, batendo recorde de concentração. No ano passado, de cada R$ 100 investidos em publicidade, R$ 64,70 foram para a TV aberta.
O projeto Inter-Meios, que audita as receitas de 80% dos veículos, apurou uma movimentação de R$ 30 bilhões. Mas as estimativas apontam para um mercado de R$ 45 bilhões, colocando o Brasil entre os cinco maiores do mundo.

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