Em abril de 2001, quando o Ibope divulgou o primeiro relatório de
medição de audiência de TV por assinatura, chamava a atenção a
quantidade de assinante que pagava para ver TV aberta.
Em março
daquele ano, as emissoras abertas detiveram 76% da audiência entre os
telespetadores com TV paga. Sozinha, a Rede Globo abocanhava 43% de
participação.
Doze anos depois, a TV aberta e a Globo continuam
liderando o gosto do telespectador que pode pagar para ter acesso a
cerca de 200 canais. Mas essa liderança já não é tão massacrante.
Em
fevereiro último, a audiência dos canais pagos entre os assinantes já
era de 36%, contra 24% em março de 2001. A TV aberta caiu para 64% e a
Globo, para 32%, uma redução de 26%. A Rede Record tem 8,3% do ibope na TV
paga; o SBT, 7,5% e a Rede Bandeirantes, 3,2%.
Nos últimos 12 meses, a TV aberta perdeu dois pontos percentuais na medição de TV paga. Esses pontos foram para os canais pagos.
Tem sido cada vez mais frequente canais pagos disputarem a segunda posição com emissoras abertas no universo da TV paga.
No
último dia 28, transmitindo com exclusividade São Paulo x The
Strongest, pela Libertadores, a Fox Sports chegou à vice-liderança,
atrás apenas da Globo, com 3,1% da preferência do público masculino de
18 a 49 anos.
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