Às 05h: O Ibope passará a contabilizar para as emissoras a audiência de
programas assistidos pela internet, em computadores, tablets, laptops e
televisores conectados.
Assim, um capítulo de novela ou minissérie assistido no portal da emissora, ou em qualquer outro site, passará a engrossar os pontos obtidos pelo programa, mesmo que o consumo ocorra dias após a transmissão.
A informação, obtida em primeira mão pelo blog, é de Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Mídia.
O Ibope passará também a medir a audiência de programas gravados pelo tespectador em DVRs, gravadores digitais fornecidos por operadoras de TV paga, e de programas assistidos no celular.
Até o final do ano, o Ibope terá três tecnologias para medir audiência.
Dessa forma, o instituto fornecerá a emissoras e agências uma medição mais fiel da audiência das atrações televisivas, que já não são consumidas apenas pelo televisor.
Confira entrevista de Dora Câmara ao blog, via e-mail:
O Ibope conseguirá medir conteúdos de DVR?
Sim. O novo peoplemeter do Ibope Media, o DIB 6, medirá também a audiência desses conteúdos previamente gravados pelo telespectador.
Quando?
O DIB 6 será implantado ao longo deste ano na amostra.
Como funciona?
O DIB 6 é um equipamento eletrônico conectado ao televisor e demais dispositivos (DVD player, videogames, set-top boxes etc) dos domicílios participantes da amostra que contribuem para a medição de audiência de TV no Brasil.
O DIB 6 tem como função monitorar o estado de sintonia desses equipamentos e identificar o canal que está sendo assistido em tempo real ou mesmo de programas previamente gravados. Só é possível o reconhecimento automático desses programas porque o DIB 6 tem um sistema inteligente de fingerprints, que cria assinaturas de áudio do conteúdo assim que ele é exibido.
Como a audiência será medida? A partir do momento da gravação ou apenas quando a pessoa efetivamente assistir ao conteúdo?
A audiência será computada no momento que efetivamente o conteúdo for assistido.
Como essa audiência é computada? Será um dado consolidado ou que sofrerá atualizações ao passo que os telespectadores assistam ao programas gravados?
O modelo brasileiro será definido ainda este ano pelo Ibope Media com seus clientes.
Muito telejornais já são transmitidos na TV e internet simultaneamente. O Ibope Media tem algum plano para começar a medir essa audiência?
Sim. Já está em teste uma solução que irá medir audiência focada no conteúdo, independentemente da forma como ele é consumido e da plataforma utilizada - seja em real time ou a posterior.
Essa ferramenta está sendo desenvolvida para mensurar o consumo de um mesmo conteúdo em diferentes horários e plataformas. Dessa forma, conseguiremos reportar a audiência por conteúdos e não só de uma plataforma em um único horário.
Ele terá a capacidade de medir audiência em tempo real, como os atuais peoplemeters, e também conteúdos armazenados em DVRs? Como ele reconhece o conteúdo, também medirá audiência de programas televisivos disponibilizados em aplicativos de TVs conectadas à internet (smart TVs)? Ou seja, será possível aferir a audiência de programas disponibilizados nos sites das emissoras e consumidos pelo televisor?
Sim, pois o DIB 6 reconhece o conteúdo pelo áudio. Entretanto, é importante que esse conteúdo a ser reproduzido no televisor, via internet, tenha o mesmo áudio do conteúdo transmitido pelos meios tradicionais (TV aberta ou paga). Ou seja, o conteúdo poderá ser identificado após ser monitorado pelo nosso sistema.
A aferição de audiência na internet será por uma tecnologia diferente da do DIB-6 e da dos smartphones? Será uma terceira forma de medição? Trata-se de uma tecnologia para medir especificamente os conteúdos televisivos consumidos em tablets, PCs, laptops?
Sim. A aferição de conteúdos televisivos em diferentes plataformas é uma terceira tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Ibope Media, em paralelo à implantação do DIB 6 na amostra e o monitoramento da audiência da TV digital no celular. Essa nova tecnologia, no entanto, não será determinada pela plataforma utilizada, mas sim pelo conteúdo consumido.
Conteúdos de TV everywhere (literalmente "TV em todos os lugares", ou seja, conteúdo televisivo disponível nas mais diversas plataformas possíveis, como smartphones, tablets e computadores, via aplicativos) e video on-demand também serão medidos?
Sim. O Ibope Media ainda está estudando como fará essa mensuração.
Assim, um capítulo de novela ou minissérie assistido no portal da emissora, ou em qualquer outro site, passará a engrossar os pontos obtidos pelo programa, mesmo que o consumo ocorra dias após a transmissão.
A informação, obtida em primeira mão pelo blog, é de Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Mídia.
O Ibope passará também a medir a audiência de programas gravados pelo tespectador em DVRs, gravadores digitais fornecidos por operadoras de TV paga, e de programas assistidos no celular.
Até o final do ano, o Ibope terá três tecnologias para medir audiência.
Dessa forma, o instituto fornecerá a emissoras e agências uma medição mais fiel da audiência das atrações televisivas, que já não são consumidas apenas pelo televisor.
Confira entrevista de Dora Câmara ao blog, via e-mail:
O Ibope conseguirá medir conteúdos de DVR?
Sim. O novo peoplemeter do Ibope Media, o DIB 6, medirá também a audiência desses conteúdos previamente gravados pelo telespectador.
Quando?
O DIB 6 será implantado ao longo deste ano na amostra.
Como funciona?
O DIB 6 é um equipamento eletrônico conectado ao televisor e demais dispositivos (DVD player, videogames, set-top boxes etc) dos domicílios participantes da amostra que contribuem para a medição de audiência de TV no Brasil.
O DIB 6 tem como função monitorar o estado de sintonia desses equipamentos e identificar o canal que está sendo assistido em tempo real ou mesmo de programas previamente gravados. Só é possível o reconhecimento automático desses programas porque o DIB 6 tem um sistema inteligente de fingerprints, que cria assinaturas de áudio do conteúdo assim que ele é exibido.
Como a audiência será medida? A partir do momento da gravação ou apenas quando a pessoa efetivamente assistir ao conteúdo?
A audiência será computada no momento que efetivamente o conteúdo for assistido.
Como essa audiência é computada? Será um dado consolidado ou que sofrerá atualizações ao passo que os telespectadores assistam ao programas gravados?
O modelo brasileiro será definido ainda este ano pelo Ibope Media com seus clientes.
Muito telejornais já são transmitidos na TV e internet simultaneamente. O Ibope Media tem algum plano para começar a medir essa audiência?
Sim. Já está em teste uma solução que irá medir audiência focada no conteúdo, independentemente da forma como ele é consumido e da plataforma utilizada - seja em real time ou a posterior.
Essa ferramenta está sendo desenvolvida para mensurar o consumo de um mesmo conteúdo em diferentes horários e plataformas. Dessa forma, conseguiremos reportar a audiência por conteúdos e não só de uma plataforma em um único horário.
O DIB 6 é um novo peoplemeter que irá substituir os atuais?
O DIB 6 será utilizado nos domicílios que possuem televisores com
tecnologia mais avançada e que requerem novas técnicas de medição. Vale
lembrar que o DIB 4 é bastante robusto e continuará sendo utilizado pelo
Ibope Media na medição de audiência dos domicílios que não necessitam
do DIB 6.Ele terá a capacidade de medir audiência em tempo real, como os atuais peoplemeters, e também conteúdos armazenados em DVRs? Como ele reconhece o conteúdo, também medirá audiência de programas televisivos disponibilizados em aplicativos de TVs conectadas à internet (smart TVs)? Ou seja, será possível aferir a audiência de programas disponibilizados nos sites das emissoras e consumidos pelo televisor?
Sim, pois o DIB 6 reconhece o conteúdo pelo áudio. Entretanto, é importante que esse conteúdo a ser reproduzido no televisor, via internet, tenha o mesmo áudio do conteúdo transmitido pelos meios tradicionais (TV aberta ou paga). Ou seja, o conteúdo poderá ser identificado após ser monitorado pelo nosso sistema.
A aferição de audiência na internet será por uma tecnologia diferente da do DIB-6 e da dos smartphones? Será uma terceira forma de medição? Trata-se de uma tecnologia para medir especificamente os conteúdos televisivos consumidos em tablets, PCs, laptops?
Sim. A aferição de conteúdos televisivos em diferentes plataformas é uma terceira tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Ibope Media, em paralelo à implantação do DIB 6 na amostra e o monitoramento da audiência da TV digital no celular. Essa nova tecnologia, no entanto, não será determinada pela plataforma utilizada, mas sim pelo conteúdo consumido.
Conteúdos de TV everywhere (literalmente "TV em todos os lugares", ou seja, conteúdo televisivo disponível nas mais diversas plataformas possíveis, como smartphones, tablets e computadores, via aplicativos) e video on-demand também serão medidos?
Sim. O Ibope Media ainda está estudando como fará essa mensuração.
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