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quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TV Globo vai para o quinto remake de novela em apenas dois anos

Com a confirmação do remake de "Saramandaia", a TV Globo chega à quinta obra dramatúrgica que passa por remake desde 2010. Além da refilmagem dessa obra de Dias Gomes, que agora será dirigida por (um ótimo) Ricardo Linhares, a emissora já fez remakes de "Ti-ti-ti", "O Astro", "Gabriela" e, desde a última segunda-feira, "Guerra dos Sexos". E ainda há rumores de que poderá refazer a lendária "Roque Santeiro" no próximo ano também. 
O que isso significa? Essa "onda" de remakes aponta que a Globo e outras emissoras (como o SBT) não só estão sofrendo do mal crônico de falta de escritores e roteiristas, mas também de ideias. Daí a necessidade de ficar reciclando o passado. O SBT, além de fazer remake de "Carrossel" e, agora, "Chiquititas", ainda reprisa às tardes umas velharias como "Maria do Bairro", "Canavial de Paixões" (remake do remake do remake) e "Maria Mercedes". Essa falta de conteúdo e criatividade vale também para canais da TV paga (como o GNT), que estão cada vez mais dependentes de obras alheias. 
  
Cópia fraca

Por exemplo, "Sessão de Terapia" estreou nesta semana no GNT, ganhou grande propaganda, anunciado com seu diretor "estrela" (Selton Mello na foto acima) etc. e coisa e tal. Mas, no fundo, é só uma versão nacional (piorada) de "In Treatment", exibida anos atrás no HBO.
  
Deus dará

A Anatel informou cerca de 15 dias atrás que iria "apertar" a fiscalização sobre as TVs por assinatura, pois, segundo seu presidente, João Rezende, "está havendo um aumento muito grande de novas assinaturas e crescimento no número de reclamações".
O que Rezende não disse é que a Agência Nacional de Telecomunicações e o Ministério das Comunicações poderão até apertar por um lado --sobre reclamações sobre problemas técnicos e cobranças indevidas--, mas a agência pretende manter, digamos, "inexistente" qualquer fiscalização sobre publicidade dirigida às crianças nas TVs fechadas.
  
Atenção Procon

Ou seja, o Procon deve ficar mais atento pois não é só o SBT que tem abusado de anúncios e merchandising (alguns constrangedores) para os pimpolhos, como revelou a coluna Outro Canal.
Na TV paga, o volume de propagandas direcionada às crianças vem aumentando exponencialmente nos últimos meses: guloseimas e brinquedos, como jogos, games, bonecas e outros têm sido anunciados a granel em canais como Disney XD, Discovery Kids, Cartoon e o recém-criado Gloob (pronuncia-se Glub).
  
Descendo...

http://comercial2.redeglobo.com.br/biponline/PublishingImages/JN%202009%20peq.jpg

A combinação de "Carrossel" com horário eleitoral obrigatório rendeu ao "Jornal Nacional", em setembro, seu pior ibope mensal desde a estreia do produto, em 1º de setembro de 1969. Se você é jovem, saiba que naquele tempo o banco Nacional era o patrocinador do telejornal (daí seu nome, dizem alguns pesquisadores) e a vinheta, antes do começo do jornalístico, tocava nada menos que "Summer '68", do Pink Floyd (o famoso "disco da vaca", cujo nome, fofo, era Lulubelle 3ª). 
Como estava dizendo duas notas atrás, o fato de enfrentar uma novela infantil de sucesso no SBT e ainda ter de encarar o horário eleitoral fez com que a audiência do "JN" baixasse para surpreendentes 24,3 pontos na média de setembro. Isso representa 17% a menos do que o telejornal global registrou em setembro de 2010, quando também havia horário eleitoral, mas não tinha novelinha de sucesso no SBT. Em relação a setembro do ano passado (33,2 pontos e 53% de share), a queda este ano é de 27%.

Ricardo Feltrin

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