Às 06h: A TV Globo estuda tornar disponível na internet o download de músicas
de Chayene (Cláudia Abreu), Fabian (Ricardo Tozzi) e das Empreguetes,
grupo formado pelas personagens Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra
Leal) e Cida (Isabelle Drummond) na novela "Cheias de Charme".
Fãs dos artistas da novela - principalmente das Empreguestes - protestaram na web contra a falta de CD com as músicas e um DVD com vídeos. Até a atriz Cláudia Abreu reclamou do "vacilo" da emissora.
Segundo um executivo da rede, a Globo até tentou lançar um CD com as músicas, mas a emissora não estava preparada para a empreitada. Os contratos previam o uso das músicas apenas na novela. Não deu tempo de renegociá-los e produzir CDs.
Com o fim de "Cheias de Charme", a venda das músicas pela internet seria um investimento menos arriscado.
A Globo também estuda a possibilidade de produzir uma série, no ano que vem, em que as Empreguestes fariam uma turnê pelo país, com shows de verdade.
A novela também irá gerar um livro, a ser lançado em breve.
"Cheias de Charme" é o ápice do projeto de transmídia em novelas da Globo. Transmídia é um neologismo que abarca a produção de conteúdo exclusivo para diferentes plataformas com alguma participação do espectador.
A emissora começou a implantar um núcleo de transmídia em 2007. Na temporada de 2008/09 de "Malhação", executou um projeto piloto, com cenas extendidas e exclusivias na web, blog de personagens e perfis no Twitter.
Em 2010, em Passione, produziu mais de 300 vídeos extendidos para o site da novela. O autor Silvio de Abreu escrevia breves monólogos em que os personagens/atores falavam das expectativas e desdobramentos da trama.
Depois vieram uma websérie em "O Astro" (2011), uma websérie documental em "Amor Eterno Amor" (2012) e um documentário em "Cordel Encantado" (2011).
Segundo Alex Machado, gerente de novos formatos da Globo, já são 34 blogs, 31 perfis no Twitter e 503 vídeos exclusivos para web.
Mas nunca antes a emissora usou tantas possibilidades de transmídia como na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
Fãs dos artistas da novela - principalmente das Empreguestes - protestaram na web contra a falta de CD com as músicas e um DVD com vídeos. Até a atriz Cláudia Abreu reclamou do "vacilo" da emissora.
Segundo um executivo da rede, a Globo até tentou lançar um CD com as músicas, mas a emissora não estava preparada para a empreitada. Os contratos previam o uso das músicas apenas na novela. Não deu tempo de renegociá-los e produzir CDs.
Com o fim de "Cheias de Charme", a venda das músicas pela internet seria um investimento menos arriscado.
A Globo também estuda a possibilidade de produzir uma série, no ano que vem, em que as Empreguestes fariam uma turnê pelo país, com shows de verdade.
A novela também irá gerar um livro, a ser lançado em breve.
"Cheias de Charme" é o ápice do projeto de transmídia em novelas da Globo. Transmídia é um neologismo que abarca a produção de conteúdo exclusivo para diferentes plataformas com alguma participação do espectador.
A emissora começou a implantar um núcleo de transmídia em 2007. Na temporada de 2008/09 de "Malhação", executou um projeto piloto, com cenas extendidas e exclusivias na web, blog de personagens e perfis no Twitter.
Em 2010, em Passione, produziu mais de 300 vídeos extendidos para o site da novela. O autor Silvio de Abreu escrevia breves monólogos em que os personagens/atores falavam das expectativas e desdobramentos da trama.
Depois vieram uma websérie em "O Astro" (2011), uma websérie documental em "Amor Eterno Amor" (2012) e um documentário em "Cordel Encantado" (2011).
Segundo Alex Machado, gerente de novos formatos da Globo, já são 34 blogs, 31 perfis no Twitter e 503 vídeos exclusivos para web.
Mas nunca antes a emissora usou tantas possibilidades de transmídia como na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
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