Até que ponto uma avalanche de comentários no Twitter motiva o crescimento da audiência de um programa? Nos Estados Unidos, onde essa proporção foi estudada, constatou-se que cada 9% de crescimento no volume de posts sobre determinado programa ou canal rende 1% de progresso para a audiência daquele assunto. Aqui, a televisão "vista" pelo Twitter começa a ser monitorada pela Qual Canal, ferramenta capaz de diagnosticar os assuntos televisivos mais comentados na rede de microblogs, que lista ainda um ranking dos comentários mais retuitados sobre TV.
A Qual Canal (www.qualcanal.tv) é obra da Intacto, empresa de TI e engenharia de sistemas especializada em TV digital, de André Terra e Anderson Fer, que se associaram a Flávio Ferrari, ex-diretor do Ibope. Em recente pesquisa, o instituto apontou que 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam e 29% desses fazem comentários sobre o conteúdo da TV em redes sociais: 80% dos "navegantes" admitem mudar de canal em função de algum comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário