Falta apenas a finalização dos detalhes contratuais, mas está definido que a operadora de TV por assinatura via satélite norte-americana DISH entrará no Brasil por meio de uma parceria com a Telefônica. A informação é de fontes familiarizadas com o negócio, e coincide com o afastamento da Oi das conversas (a DISH vinha negociando com as duas empresas paralelamente). A expectativa é que o anúncio seja feito nos próximos dias. Segundo as poucas informações disponíveis, a Telefônica e a DISH devem se associar na operação de DTH, dividindo desde o início a base de TV por assinatura que a tele espanhola já tem em seu DTH (ao todo a operadora registrava, em todas as suas tecnologias, cerca de 660 mil assinantes em junho, segundo dados da Anatel). Ainda não está claro como será a oferta por outras tecnologias, como o IPTV, cujo relançamento já foi anunciado pela Telefônica para outubro em uma parceria com a Microsoft.
A DISH é controlada pelo grupo Echostar, do bilionário norte-americano Charles Ergen, e é a principal competidora da DirecTV nos EUA, com cerca de 15 milhões de assinantes (é a terceira maior operadora, atrás da Comcast e da própria DirecTV).
A Echostar é controladora da Hughes Networks System, que no ano passado adquiriu posições orbitais brasileiras para operar satélite no país. A Hughes pagou cerca de US$ 90 milhões apenas pela posição 45oW, disputando a posição justamente com a Sky (controlada pela DirecTV). No México a DISH opera em parceria com a Telmex.
Rubens Glasberg e Samuel Possebon
Nenhum comentário:
Postar um comentário