Pages - Menu

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ministério da censura adverte a TV Globo, mas mantém "Fina Estampa" às 20h

Para o Ministério da Justiça (ou censura), "Fina Estampa" é uma novela violenta e apresenta temáticas complexas, "como assassinatos, estigma e discriminação a homossexuais". Mas, mesmo assim, não carece de ser reclassificada.
Em despacho um tanto contraditório, publicado no Diário Oficial da União, o ministério advertiu a Rede Globo de que "cenas envolvendo prostituição, estigma, preconceito e violência familiar" são inadequadas para a faixa das 20h. Mas manteve a trama de Aguinaldo Silva como imprópria para menores de 12 anos (20h), "ainda que persista a abordagem de temáticas violentas e complexas".
No despacho, no entanto, o ministério informa que manterá o monitoramento de "Fina Estampa", numa ameaça velada de que a novela poderá ser reclassificada para 14 anos (21h).
Por enquanto, prevalece a percepção de que a novela trata de temas incômodos para a classificação indicativa solicitada pela emissora (12 anos, 20h), mas os aborda de maneira responsável.
Embora a novela seja veiculada no Sul e Sudeste depois das 21h, é importante para a Globo tê-la classificada para as 20h, principalmente por causa do horário de verão. Em Estados em que não há horário de verão, "Fina Estampa" vai ao ar pouco depois das 20h.

Um comentário: