Pages - Menu

Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nova novela das sete da Rede Globo copia reality show de Galisteu

aquele beijo 1309 ricardo Nova novela das sete da Globo copia reality show de Galisteu
Próxima novela das sete da Rede Globo, "Aquele Beijo" terá uma competição de estilistas nos moldes do reality show "Projeto Fashion", apresentado por Adriane Galisteu, a estrear amanhã na Rede Bandeirantes.
O concurso vai acontecer de verdade, ou seja, não será apenas encenado, mas incorporado à ficção.
A inspiração no novo reality show é citada em material enviado pela Globo às suas afiliadas, para orientá-las sobre o lançamento da substituta de "Morde e Assopra", em 17 de outubro.
"A ideia é ter um reality de moda na trama, concurso melhor estilista a desenhar um vestido para a Comprare [loja fictícia de artigos de luxo, tipo Daslu], que acontecerá na vida real, como o programa 'Project Runway'", diz o texto da Globo. "Project Runway" é o nome original de "Projeto Fashion". A Bandeirantes comprou os direitos de realizar o reality show no Brasil.
Outra inspiração de Miguel Falabella, autor de "Aquele Beijo", vem do cinema.
Em seus primeiros capítulos, a novela terá um narrador, o próprio Falabella. O telespectador vai ouvir intervenções desse narrador onisciente - que tudo sabe e tudo vê. A estrutura foi abertamente extraída do filme francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de 2001.
Quanto a novela, a Globo não está copiando, pelo contrário, está claramente citando o reality show internacional que terá a versão brasileira exibido pela Bandeirantes. 
Daqui a pouco vão dizer que as duas emissoras estão se aliando em tudo para brecar um eventual crescimento da Rede Record.
Só falta agora alguma novela de sucesso da Globo ser seprisada na Bandeirantes.
Toda a inspiração está sendo citada pelo autor da novela. Copia é fazer igual ou ter a mesma ideia e querer enganar os outros na cara de pau é dizer que a ideia é sua. É preciso saber dicernir para criticar.
"'Aquele Beijo' é uma comédia romântica fantasiosa. Um universo de encantamento, como o do filme 'Amélie Poulain', em que a escolha de um narrador para contar essa história confere mágica à trama, principalmente pelo olhar curioso sobre os personagens", anuncia o texto enviado às afiliadas.
Até o nome da novela tem inspiração em outra obra artística. Vem de uma fotografia de Alfred Eisenstaedt (1898-1995), um importante fotojornalista.
Na foto (veja ao lado), um marinheiro americano beija a enfermeira Edith Shain, na Time Square, em Nova York, durante a celebração da vitória dos EUA sobre o Japão, na Segunda Guerra Mundial.
Referências da vida real, como a da austríaca Natascha Kampusch, que foi raptada e mantida durante oito anos trancada num porão, também serão utilizadas.
Na ficção, Zezeh Barbosa fica prisioneira de um nobre francês durante 20 anos e volta ao Brasil, para tentar recuperar os laços com a filha, que ela deixou num orfanato.

Um comentário: