Excelente reportagem feita pela Rede Record durante a semana passada, falando da sujeira que é feita no futebol brasileiro.
A Record deu uma aula de como fazer um bom jornalismo investigativo. Só que é uma pena a emissora só ter feito essa série de reportagens porque não conseguiu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro 2012/2014.
A pergunta que fica na nossa cabeça é exatamente a seguinte: se a Record levasse os direitos de transmissão, faria reportagens denunciando os podres de dirigentes do futebol brasileiro? Certamente que não!
O curioso é que nas reportagens da semana passada só apareceram os dirigentes favoráveis a vitória da Rede Globo na disputa para continuar exibindo o principal campeonato de clubes do Brasil.
Essa reportagem da Record lembrou bastante aquele "Globo Repórter" de 2001, onde foi detalhado como funcionava o esquema de enriquecimento ilícito dos cartolas do nosso futebol. Só que também naquela época depois que a Globo conseguiu negociar direitos de transmissão, nunca mais se falou da corrupção dos dirigentes do futebol.
A diferença daquele "Globo Repórter" para as denúncias feitas pelo jornalismo da Record? É que a Globo dava mais de 3 vezes o Ibope do que dá os jornais da Record.
Repercussão nesse caso teóricamente significa que políticos vão investigar a matéria. A impressão que fica é que apesar da excelente matéria feita pela Record, isso não vai dar em nada porque enquanto alguns de nossos políticos forem corruptos, não terão moral para investigar outros corruptos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário