Apesar da mudança no regulamento para aumentar as chances de os quatro grandes clubes do Estado disputarem as semifinais, o Campeonato Paulista de 2011 chega às finais com nova queda no Ibope para a TV Globo.
A transmissão de Corinthians x Palmeiras, no último domingo (1º), rendeu 33,5 pontos à Globo, recorde do ano no futebol. Mas não foi suficiente para, na média do campeonato até agora, superar os números de 2010, que já tinham sido inferiores aos de 2009.
Na soma da primeira fase do Paulistão com as quartas de final, a Globo marcou neste ano 19 pontos na Grande São Paulo. Somando-se a semifinal (o jogo de domingo passado), ficou com 19,7 pontos de média.
No ano passado, em que apenas quatro times se classificaram e não houve quartas de final, a média da Globo foi de 21,4 até as semifinais. Em 2009, foi de 22,2.
A emissora, portanto, registrou uma queda de 8% de 2010 para 2011, sem considerar os dois jogos finais.
Na TV Bandeirantes, a audiência do Paulistão tem se mantido estável. Foi de 6,3 pontos até as semifinais nos últimos três anos.
As emissoras que não exibem o futebol registraram crescimento neste ano. Durante as transmissões de jogos na Globo e na Bandeirantes, a TV Record foi de 9,5 para 9,9 pontos e SBT, de 7,7 para 8,1.
O número de televisores ligados durante o futebol cresceu neste ano, de 54,9% para 56,9%. Mas todo esse aumento foi absorvido pelos chamados "outros canais" (emissoras UHF, canais pagos), cujo ibope aumentou de 5,3 para 7,3 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário