Terrorista mais caçado e temido da última década, considerado o mais sombrio arquétipo do mal, Osama Bin Laden morreu silenciosamente e sem chamar a atenção da maioria dos brasileiros, segundo dados consolidados de ibope. No horário em que sua morte de Osama foi anunciada na TV, só 37% das TVs estavam sintonizadas.
O final do domingo/madrugada de segunda é um dos horários mais baratos para o anunciante justamente por causa da baixa audiência. Tão baixa que canais como as Rede TV!, Bandeirantes e Gazeta preferem vender essa faixa para igrejas ou programas de vendas. Com isso economizam em produção, equipamentos, pessoal e ainda recebem pelo "aluguel".Segundo o Ibope, à 1h20, cerca de uma hora depois de a morte de Osama ter sido anunciada no Brasil, o ibope das emissoras era praticamente igual ao da semana anterior.
A TV Globo registrava 11 pontos de média; a TV Record exibia o filme "Velozes e Furiosos", e marcava 7 pontos; SBT registrava 6 pontos, Rede TV tinha 4 pontos e TV Bandeirantes apenas 1.
O total de TVs ligadas naquele horário foi praticamente o de sempre: 37%; e parte dessas TVs estavam ligadas, mas seus proprietários certamente estavam roncando.
A primeira TV aberta a anunciar a morte de Bin Laden foi a Bandeirantes, à 0h25. Ela interrompeu o sinal da Bandeirantes para transmitir a Band News. O segundo canal foi a Globo, à 0h26, que entrou ao vivo. O terceiro foi a Record, à 0h30. O SBT ignorou o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário