Segundo o contrato firmado com os clubes, a TV Globo poderá lucrar com a produção de vídeos comemorativos dos campeões do Brasileiro.
A emissora coloca uma cláusula no acordo que prevê, mediante aprovação entre as duas partes, o lançamento de DVD e Blu-ray de celebração da conquista.
Pelo contrato, se o vídeo realmente for realizado, a Globo, ou quem a emissora indicar, será a responsável pela edição, produção, distribuição e comercialização do DVD. Poderão ser usados até cinco minutos de cada partida, além de imagens de bastidores gravadas pelos clubes.
A reportagem apurou que essa prática não era comum nos contratos anteriores.
"Não existia essa cláusula, e eles [Globo] não cediam as imagens. Era uma das maiores brigas nossas. Quando eles mandavam alguma coisa, era lance de arremesso lateral", diz Ataíde Gil Guerreiro, do Clube dos 13 (associação de clubes, hoje rachada).
Os clubes que assinarem o contrato, mesmo que não se tornem campeões, aceitam que suas imagens sejam usadas no vídeo do vencedor.
Aliás, sob as mesmas condições da produção do DVD do campeão, se houver um acordo com a Globo, qualquer clube pode ter vídeos, da temporada escolhida, comercializados.
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