O mercado de TV paga brasileiro continua crescendo de forma acelerada, bem acima da média da economia nacional. Mas esse crescimento teve uma pequena queda de ritmo no último mês de janeiro.
Segundo relatório divulgado hoje (segunda, 28) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o setor conquistou 155.424 novos assinantes no primeiro mês de 2011.
Foi o maior crescimento nominal (em número absoluto de novos assinantes) em um janeiro. O percentual de crescimento, no entanto, teve leve retração.
Em janeiro de 2010, o setor conquistou menos assinantes (149,9 mil), porém o crescimento (de 2,01%) sobre janeiro de 2009, foi maior. A alta de janeiro de 2011 foi de 1,59% em comparação a janeiro de 2010.
Houve queda de crescimento também em relação a dezembro. Naquele mês, foram 237.936 novos assinantes, um aumento de 2,5% em relação a janeiro.
Assim, a média de crescimento dos últimos 12 meses, que foi de 30,7% em dezembro, caiu para 30,2% em janeiro.
Em janeiro, o país tinha 9.924.417 domicílios com TV paga, o que significa que a marca de 10 milhões foi finalmente atingida em fevereiro. Segundo a Anatel, 32,8 milhões de brasileiros já têm acesso aos canais pagos.
O crescimento da TV paga vem sendo impulsionado pela classe C e por moradores do Norte e Nordeste. O serviço via satélite (DTH), que detinha 37,4% dos assinantes há um ano, agora já possui 46,5%. O cabo, que tinha 57,9% do mercado, caiu para 50,4%.
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