O Clube dos 13 diz ter sido pego de surpresa com o anúncio de que o Bahia fechou com a Globo pelos próximos quatro anos. Ataíde Gil Guerreiro (foto acima), diretor-executivo da entidade, não gostou da atitude do clube nordestino, que participou de toda a elaboração dos editais de direitos de transmissão.
“Eu já deixei um recado para ele [Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia] hoje. Ele sempre foi um aliado nosso. Ele e o Tiago [Cintra, vice financeiro do clube] sempre estiveram conosco. O Marcelo participou da comissão de TV. Ele deveria ter pelo menos nos avisado”, disse Ataíde.
O Bahia foi apresentado pelo Clube dos 13 como um dos aliados da atual gestão na assinatura do contrato de TV aberta com a RedeTv!, na última quarta. Além dele, Atlético-MG, Atlético-PR, Portuguesa, São Paulo, Guarani e Inter também seriam signatários voluntários do acordo, que renderá R$ 516 milhões anuais aos clubes.
Bahia, Inter e Guarani, apesar de serem “parceiros” do C13, teriam assinado procurações dando ao Clube dos 13 o direito de negociar, fechar contratos e receber valores referentes aos direitos de transmissão do Brasileiro de 2012 a 2014. Tudo para que os dirigentes conseguissem tomar empréstimos bancários usando como garantia justamente os contratos de TV que ainda não existiam.
Neste cenário, os três clubes (e outros oito que estão na mesma situação) não teriam direito de acertar com a Globo separadamente. O Bahia, no entanto, crê que consegue revogar a procuração, cuja existência ele admite. O Clube dos 13 aposta no contrário.
“Manda ele [Marcelo Guimarães] olhar a Constituição. Esse pessoa assina as coisas e não para para pensar no que vai acontecer. Esse empréstimo fomos nós que conseguimos. Quando pedimos, o banco quis a garantia. E a garantia era que o C13 era o responsável pelos contratos de TV”, disse Ataíde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário