Nos últimos três anos, a Rede Globo sofreu ataque aos seus elencos artítico e jornalístico. A Rede Record assediou enorme quantidade de profissionais da rival. Alguns atores usaram o assédio para renovar com a Globo em melhores condições financeiras. Agora a emissora decidiu sair do jogo. Ou seja, a Globo desistiu de tentar segurar profissionais que queiram mudar para outras TVs.
Passada a febre de produção de novelas e criatividade na Record, esses mesmos atores negociaram penosamente sua volta para a Globo, e assinaram contratos longos, de até cinco anos. Segundo Ooops! apurou, há mais três ex-globais hoje na Record que também negociam voltar à Globo. Até agora, sem sucesso.
Por trás desse movimento profissional, digamos, saudodista dos "novos recordianos" há dois aspectos prováveis, porém não empíricos.
O primeiro seria que a produção dramatúrgica da Record, por padecer de falta de criatividade ou falta de planejamento, não consegue manter a grade de novelas com bons textos e bons personagens.
Entre o elenco da Record, há grande descontentamento com o ritmo de algumas gravações, além de insistir que alguns atores "emendem" um trabalho no outro.
Nova estratégia da Globo
Além de se deliciar ao ver seus rebentos pródigos voltando às suas novelas, dóceis e humildes, a Globo também decidiu parar de cobrir ofertas da Record a quem quer que seja.
Isso tem ocorrido nas últimas semanas na hora de renovações. A primeira "vítima" dessa nova política da Globo teria sido a atriz e apresentadora Betty Lago, que já tinha papel reservado em futura novela global às 19h.
Ao informar à Globo que estava estudando uma proposta da concorrente, Lago ouviu algo como um "Boa sorte!" Não houve nenhuma tentativa, por parte da Globo, de cobrir a oferta.
Há casos semelhantes ocorrendo também no departamento de jornalismo e na Globo Esportes (cujo assédio ao elenco tem se intensificado, com a proximidade das Olimpíadas). A política da Globo agora parece ser: "Quer ir embora? Vá."
Números do casting da Globo
A Globo não revela estas informações por terem caráter estratégico e comercial, mas Ooops! apurou que a emissora conta hoje com um elenco de cerca de 850 atores, atrizes e humoristas. Dessas 850 estrelas com contrato fixo e exclusivo, entre 300 e 350 estão no ar nas mais diversas produções e trabalhos. Ou seja, a Globo usa o ano todo boa parte de seu cast.
O problema maior é a despesa causada por cerca de 50 nomes, os chamados estrelões, que contam com contratos de exclusividade e há bom tempo estão fora do ar.
Embora seus salários sejam menores quando fora do ar, ainda assim são exorbitantes para o padrão brasileiro e de qualquer emissora. Ou seja, para preservar rostos que fizeram história em suas novelas, a Globo tem sido obrigada a arcar com uma nababesca folha de pagamentos dramatúrgica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário