A televisão aberta, em outros tempos, já tratou o público infantil com maior carinho e atenção. Hoje, não considerando a TV Cultura, sempre premiada por excelentes trabalhos como “Vila Sésamo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “X-Tudo”, “Cocoricó” e tantos outros, apenas a TV Globo e o SBT têm espaços mais definidos em suas grades para a produção e apresentação de programas destinados a esta faixa de idade.
Não existe, na grande maioria das emissoras, a menor preocupação com o telespectador de amanhã. A TV Record, até bem pouco tempo, se utilizava dos desenhos do Pica Pau para resolver problemas eventuais e pontuais de audiência. Hoje, não tem mais nada, de segunda a sexta, em momento nenhum, que se destine a este tipo de público. Apenas, em alguns poucos horários dos finais de semana.
As TVS Bandeirantes e Rede TV! limitam-se a inexpressivas sessões de desenhos animados. Fora isso, também não apresentam rigorosamente mais nada. Lamentável, por fim, verificar que para o público infantil de hoje não se dê a oportunidade de acompanhar, mesmo que em reprise e nos canais abertos, o nosso maior clássico da programação infantil que é o “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Inadmissível que isto aconteça. Um castigo que criança nenhuma merece.
Tem confusão
A “AR” – Associação dos Roteiristas – está em polvorosa. Lauro César Muniz, um dos seus principais nomes, ameaça deixar a entidade. Segundo se informa, Lauro estaria descontente com uma série de atitudes – como, por exemplo, posições da “AR” em relação à Classificação Indicativa e falta de apoio em outras questões. Existem tentativas para convencê-lo a mudar de ideia, mas nada se conseguiu até agora.
Um nome de peso da Associação confirma a existência do problema, mas o autor, procurado, disse que pela primeira vez não poderia responder a uma pergunta desta coluna.
Possível estreia
Marcelo Rezende tem grandes chances de estrear no “Domingo Espetacular” de amanhã, na TV Record. A dúvida ainda é a seguinte: ele tem uma reportagem 100% pronta e outra, até a noite deste sábado, com 90% de possibilidades de acontecer. Espera uma confirmação. Mas é com esta última que ele quer começar, porque o impacto será muito maior.
Nada é revelado evidentemente, mas nos bastidores circulam rumores de que seria uma entrevista com o goleiro Bruno, detido em Belo Horizonte, suspeito pelo desaparecimento de Eliza Samudio.
Embarque
Toda a equipe do “Hipertensão”, com o diretor Boninho e a apresentadora Glenda Kozlowski, segue neste sábado para Buenos Aires. Os 16 participantes também viajam. O programa final será gravado 24 horas antes de ir ao ar, dia 21, quinta-feira que vem.
Tropa de choque
As eliminadas de “A Fazenda”, Geisy Arruda e Monique Evans, estarão amanhã, ao vivo, no programa do Gugu Liberato, na Record. Monique, no caso, pela segunda vez. Numa dessas, ganha um quadro por lá.
Fugiu à regra
Na contramão de todas as emissoras, que agora pretendem concentrar investimentos na compra de produtos de fora, o considerado prato pronto, o SBT se deu muito bem em acertar com o Raul Gil. O seu programa de todas as tardes de sábado, modelo próprio e antigo, tem registrado sempre audiência muito boa e já está entre os maiores faturamentos da casa.
Adriane Galisteu vai renovar
Adriane Galisteu já tem proposta de renovação da TV Bandeirantes. No começo do próximo mês as partes devem fechar essa negociação. Se tudo correr como se espera, Galisteu reaparecerá na cobertura do carnaval em Salvador e irá estrear o seu novo programa em março. Informa-se, inclusive, que existem duas ideias diferentes sobre ele.
Olhos abertos
O caso Ana Paula Arosio - TV Globo vai sendo acompanhado com muita atenção no SBT. Se todo o caso criado com o seu afastamento da novela “Insensato Coração” culminar em quebra de contrato, ela poderá receber convite para um dos principais papéis de “Amor e Revolução”, próximo trabalho do Tiago Santiago. Alguns setores da Anhanguera já admitem este interesse. Ana Paula, se alguém não se recorda, começou no SBT.
Não acho que o caso dela vai chegar ao ponto da Globo qurar o contrato com ela. Apesar do vacilo, ela ainda é um ícone e nome forte da teledramaturgia no Brasil. Deixar ela ir para o SBT ou ualquer outra emissora é dar munição a concorrência, se é que só uma andorinha não faz verão.
Vai voltar
Candidato derrotado ao Senado por São Paulo, Moacyr Franco voltará a gravar “A Praça é Nossa”, no SBT, na terça-feira que vem. Segundo os mais próximos, foi a sua última experiência na política.
Próximo programa
Caco Barcellos e equipe estão em Copiapó, no Chile. Foram produzir a edição especial do "Profissão Repórter" sobre o acidente com os 33 mineiros soterrados durante 70 dias na mina de San José, no deserto do Atacama. Vai ao ar já na terça-feira que vem.
Ainda não desistiu
A Globosat ainda não desistiu de colocar no ar o Zona de Impacto, canal direcionado aos esportes radicais. A programadora já teria montado parte de sua grade, mas continua em negociação com as Operadoras de TV por Assinatura. A Net, por exemplo, admite que existe essa conversa, mas a Sky, não.
Mas quando foi que deixou de ser líder
Pelos números de audiência dos últimos dias, a TV Globo foi a que mais ganhou com a saída do Luciano Faccioli da TV Record para a TV Bandeirantes. Voltou a liderar a audiência.
O colunista Flávio Ricco é um dos mais respeitados do meio televisivo pelas suas notas verdadeiras, mas nessa aqui ele vacilou ou se equivocou feio.
Ele disse que a Globo voltou a liderar com a saída do Luciano Faccioli no programa "SP no Ar".
A informação correta é que a Globo nunca deixou de liderar quando concorria com o Faccioli. A atração da Globo que concorre com o "SP no Ar" é o "Bom Dia Brasil". O jornal matutino da Globo sempre esteve muito folgado na liderança no horário (entre 07h15min e 08h05min), horário esse em que os dois programas se confrontavam. Muito raramente o Faccioli empatava. Mais raro ainda ganhava do "Bom Dia Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário