A Rede Globo fechou o terceiro trimestre, encerrado ontem, com um crescimento de receitas superior a 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o melhor desempenho entre as três maiores redes do país. A Rede Record cresceu em torno de 25%. O SBT aumentou suas vendas entre 10% e 12%.
A TV aberta registrou no terceiro trimestre uma sensível queda em relação ao primeiro semestre. Nos primeiros seis meses deste ano, impulsionada pelo crescimento da economia, pela Copa do Mundo e pela concentração de publicidade de governos e estatais (que não podem anunciar às vésperas das eleições), o setor teve um crescimento recorde de 37,6%, arrecadando R$ 8 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora o mercado.
O terceiro trimestre era o mais temido pelos executivos das áreas comerciais das TVs, por causa da "ressaca" da Copa do Mundo e das restrições legais à publicidade oficial. Mas, ainda assim, as redes registraram crescimentos robustos.
Segundo Henrique Casciato, diretor comercial do SBT, o mês de julho foi muito "forte" para Globo e Bandeirantes, que transmitiram o Mundial da África do Sul.
"Nós sofremos muito com julho. O nosso julho teve só 15 dias", diz Casciato. Explica-se: como o domingo é o dia mais "nobre" do SBT, e julho teve dois domingos com Copa, nesses dois domingos os grandes anunciantes se concentraram, principalmente, na Globo.
Em agosto, de acordo com Casciato, o movimento "voltou ao normal", e o SBT cresceu 20%. Em setembro, no entanto, o mercado "esfriou", por causa da campanha eleitoral e do feriado de 7 de Setembro.
Mas dias melhores virão, acredita o diretor do SBT. "Em outubro, as grandes campanhas publicitárias estarão de volta", anuncia.
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