Agosto já ficou marcado na história das emissoras abertas como a pior audiência do ano. Culpa do horário eleitoral ou da fuga de telespectadores para outras mídias, o fato é que a Rede Globo fechou agosto, segundo medição do Ibope no Painel Nacional de Televisão (PNT), com a sua mais baixa média/dia no período: 17,8 pontos de audiência, 14% a menos que em agosto de 2009, mês em que a rede fechou sua média/dia na casa dos 20,6 pontos. A Rede Record caiu de 7,6 pontos de audiência (em agosto de 2009) para 7 pontos. A média/dia do SBT no período também foi de 6 pontos(no ano passado) para 5,7 pontos este ano, uma das mais baixas na história da emissora de Silvio Santos.
O PNT, que poderia ser levado em conta em todo o Brasil, na verdade não é em todo o Brasil. É apenas em 11 ou 12 grandes capitais e regiões metropolitanas.
Fora esses lugares, os outros são ignorados nos dados do PNT. É como que você telespectador desses outros lugares não tovessem importância para o Ibope.
Uma vez um fiz um cálculo e descobri que se o Ibope fizesse o cálculo em todos as cidades do Brasil com domicílio, 1 ponto no Ibope seria igual a i milhão e seiscentos e quarenta mil pessoas em todo o Brasil (1.640.000).
Seria mais justo se todas as grandes capitais e regiões metropolitanas pudessem ter um cálculo onde todo os estados pudesse ter uma representatividade no PNT. Ao invés de calcular só a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Minas Gerais, poderiam fazer isso em todas as capitais, englobando todas as cidades. Acredito que dá para fazer uma média disso.
Depois as afiliadas no interior poderia fazer uma pesquisa paralela para ver quais programa são os mais vistos pelos telespectadores e assim calcular o quanto pode vender uma cota local de comercial.
Eu sei que vão alegar que falta condições tecnicas, mas com boa vontade dá para fazer tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário