Pages - Menu

Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Merchan em "Passione" custa R$ 950 mil. Ou mais


R$ 950 mil. É o que custa uma ação de merchandising em "Passione", na Rede Globo. O valor está numa das tabelas da novela para anunciantes no mercado publicitário.
O merchan, jargão que indica propaganda inserida na trama, é mais caro que um comercial de 30 segundos (R$ 450 mil, também em tabela do mercado).
E o negócio é vantajoso não só para o anunciante, que aproveita a audiência da trama (num break, o Ibope cai). No merchan, autor e ator também ganham.
Além do preço fechado com a Globo, a agência de publicidade deve pagar percentual (no caso dos R$ 950 mil, são 15%) ao ator que vai "atuar" com o produto e ao autor, que escreve a cena.
Funciona assim: o departamento de merchandising avalia briefings (sugestões de inserção) de agências e envia ao autor, que pode mudar ou não aceitar.
A Globo informa que "Passione" tem 11 contratos de merchans, mas diz que não há uma tabela fixa e que os valores variam de acordo com o conteúdo, formato, duração e frequência. "A participação dos direitos para autor e ator também é variável, ou seja, a negociação é caso a caso", informa.
Há merchans, portanto, que custam menos (o anunciante obtém descontos se fecha pacotes com o canal) ou mais. Mais que R$ 1 milhão por alguns segundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário