Pages - Menu

Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sensacionalismo barato ou matéria jornalística?

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/08/record_logo_hd.jpghttp://www.tvaudiencia.net/wp-content/uploads/2010/02/RBS.jpg
Em primeiro lugar, venho aqui dizer que acho lamentável famílias ricas quererem esconder podres praticados pelos seus filhos.
E lamentável que delegado e família ligada a emissora de tv esteja querendo esconder o crime cometido por filho de dono de alguma emissora, crime esse envolvendo uma menor de 13 anos que foi dopada e depois violentada por 2 rapazes.
Dito isto, fico muito a vontade para criticar a cobertura da Rede Record nesse caso. Ficou muito claro que o objetivo é atingir a Rede Globo com essa cobertura.
É importante que fique bem claro que quem cometeu o crime foi o filho do dono da RBS, não foi o dono nem a emissora de tv quem praticou o crime.
A crítica tem que ser feita a ocultação e a divulgação dos fatos, não a emissora nem aos seus donos.
Uma pergunta que fica: será que se fosse filho de algum dono de afiliada do SBT, Bandeirantes, Rede TV!, a Record estaria dando tanta repercussão ao caso? Será que os 16 minutos usados na matéria de domingo no "Domingo Espetacular" não é perseguição da Record só porque uma das pessoas que praticou o crime é filho de dono de uma afiliada da Rede Globo que dá uma surra na Record no Ibope em Florianópolis e no Rio Grande do Sul?
Com certeza a resposta já temos: a Record só está fazendo todo esse barulho porque se trata de uma afiliada global. Crimes piores são praticadose não se vê tanto espaço assim na programação da emissora.
Claro que a Record tem mesmo que divulgar essas barbáries e citar de que família faz o rapaz, mas tem que criar a matéria de forma parcial, nunca querendo fazer disso sensacionalismo para fazer com que incoscientemente os que estão vendo a matéria pense que o dono da failiada da Globo também cometeu o crime.
Citaram na reportagem o vídeo onde o filho do dono da RBS canta música onde é feito apologia as drogas e a agressão de prostitutas.
Só que esses vídeos são muito comuns, ainda que essas incistações deveriam melho serem melhor fiscalizadas e excluídas.
Só que também tem um vídeo do filho do bispo Macedo (dono da Rede Record e líder da igreja Universal, co-irmã da Record) na internet fazendo gestos obcenos para a câmera e outras coisas, e não se vê a Rcord divulgando com o mesmo empenho.
O vídeo em questão do dono da RBS não vem ao caso. O crime absurdo que ele cometeu junto com o colega foi a violência sexual cmetida contra a jovem e se for comprovado o crime, que paguem com o mesmo rigor dado a outros criminosos que não são de famílias influentes.

Ricardo Sandes (criador e editor do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário