Pages - Menu

Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Com a Copa do Mundo, TV Globo apenas recupera perdas de um ano


A TV Globo fechou junho com média diária de 18,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Graças à Copa do Mundo, cresceu 13,5% em relação a maio, mês em que fechou com média de 16,3 pontos das 7h à meia-noite.
Foi a maior média mensal da emissora líder do ano, mas a mesma de junho do ano passado, quando não tinha nenhum evento especial. Ou seja, com a Copa, a Globo apenas recuperou a audiência perdida nos últimos 12 meses.
Curiosamente, nenhuma rede caiu em junho na Grande São Paulo. A TV Bandeirantes, que também exibe o Mundial da África do Sul, foi a que mais cresceu: 42% (de 2,4 para 3,4 pontos na média do dia). A Rede TV! teve proporcionalmente maior alta do que a Globo: 14% (de 1,4 para 1,6 ponto).
Até a Record e o SBT, que sofreram durante os jogos do Brasil, tiveram crescimento em relação a maio. A Record foi de 7,4 para 7,5 pontos. O SBT, de 5,1 para 5,2.
Há um ano, a Record marcava 7,3 pontos e o SBT, 5,3. A Bandeirantes tinha 2,9 e a Rede TV!, 1,6.
Mas como a Globo e a Bandeirantes cresceram se nenhuma rede caiu? Simples: o total de televisores ligados cresceu. Foi de 42,9% em maio para 45,1%, mais do que em junho do ano passado (44,3%).
Além de aumentar o número de televisores ligados, Globo e Bandeirantes também "roubaram" audiência dos chamados "outros canais", denominação que o Ibope dá a um conjunto de mais de 200 frequências de baixa audiência individual, principalmente canais pagos, UHF e captados via parabólica.
Os "outros canais", que em maio tinham chegado à média diária de 6,1 pontos (mais do que o SBT), com um crescimento de 38% sobre abril, regrediram 23% em junho, fechando o mês com 4,7 pontos. Isso não quer dizer que a audiência da TV paga caiu. A base de medição da TV por assinatura é outra.
Apesar da Copa, os "outros aparelhos", como o Ibope credita a audiência de DVD players, videogames e PCs conectados a televisores, não tiveram queda. Mantiveram os mesmos 3,1 pontos de maio.

Horário nobre

O maior impacto da Copa do Mundo foi na audiência da faixa matutina (7h/12h). O total de ligados subiu de 26,4% em maio para 29,1% em junho, uma alta de 10%. A TV Globo foi de 8,0 para 10,4 pontos; a TV Record, de 5,6 pontos para 5,4 pontos; o SBT, de 4,1 pontos para 4,4 pontos; a TV Bandeirantes, de 1,0 ponto para 1,9 pontos. A Rede TV! se manteve em 0,4 ponto.
À tarde, o total de TVs ligadas aumentou 8% (de 40,1% para 43,5%). A TV Globo oscilou de 13,4 para 17,4 pontos; a Record, de 6,0 para 6,1; o SBT, de 5,7 para 5,3; a Bandeirantes, de 2,5 para 3,9 e a Rede TV!, de 0,7 para 0,8.
Na faixa das 18h às 24h, o impacto da Copa do Mundo foi menor. O total de televisores ligados subiu de 59,5% em maio para 60%. A TV Globo subiu de 26,1 para 26,4; a TV Record, de 10,3 para 10,6; o SBT, de 5,4 para 5,8; a Bandeirantes, de 3,6 para 4,1 (reduzindo ainda mais a diferença para o SBT); e a Rede TV!, de 3,0 para 3,
3 pontos.

Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro às 0h01min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário