Pages - Menu

Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

As paixões pelo futebol e a novela continuam, mas a audiência já não é mais a mesma

http://www.strobous.com/wp-content/uploads/2010/04/Assistir-Copa-do-Mundo-2010-Ao-Vivo-Pela-Internet-Globo.jpg
Depois de dois jogos da Copa do Mundo na África e suas respectivas audiência na Grande são Paulo, começo a ver a grande mudança que houve no hábito do telespectador no Brasil.
No primeiro jogo do Brasil na Copa contra a Coréia do Norte, a TV Globo marcou média de 45 pontos. A TV Bandeirantes marcou 10 pontos de média. Juntas marcaram 55 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo.
Já no jogo de ante-ontem, o Brasil jogou contra a Costa do Marfim e o Ibope marcou média de 40 pontos pontos para a TV Globo e 10 pontos para a a TV Bandeirantes. Juntas marcaram 50 pontos.
Só para se fazer um comparativo, na Copa do Mundo em 2006 na Alemanha, A Globo exibia o torneio sozinha e sua menor audiência foi nos jogos contra a Austrália e França, ambos marcando 64 pontos.
Só podemos tirar de conclusão nisso que os tempos realmente são outros. Hoje em dia se pode ver tv em celular, na internet ao vivo, na tv paga que hoje tem muito mais gente vendo do que no passado.
Diante disso tudo, dá para entender do porque o Ibope na tv aberta está tão menor que nas outras copas.
Diante disso tudo, agora entendemos o porque o Ibope de uma novela das nove da Globo tem ficado entre 33 e 38 pontos de média da audiência.
Há bem pouco tempo atrás diziam que as duas paixões do brasileiro era a novela e o futebol, não necessariamente nessa ordem. As duas coisas davam audiências absurdas a Globo.
Hoje a paixão continua sendo essas duas coisas, mas as opções para ver outras coisas também tem sido um diferencial para que essas duas paixões tenha um resultado menor na contagem do Ibope.

Ricardo Sandes (criador e editor do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário